Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Maria de Fátima Brito Fontenele-
dc.contributor.authorDieb, Messias Holanda-
dc.date.accessioned2018-07-30T18:41:58Z-
dc.date.available2018-07-30T18:41:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria de Fátima Brito Fontenele; DIEB, Messias Holanda. Apropriação e afirmação cultural na escola diferenciada dos índios Tapeba: um estudo sobre a sociologia da infância nessa etnia. In: ROCHA, Nara Maria Forte Diogo; COSTA, Marcelle Arruda Cabral; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PINHEIRO, Francisco Pablo H. A. (orgs). Na aldeia, na escola, e no museu: alinhavos entre infância e trabalho docente. Fortaleza: EdUECE, 2016. p.140-161.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7826-383-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34491-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIndios Tapebapt_BR
dc.subjectCaucáiapt_BR
dc.subjectCultura do povo indígenapt_BR
dc.titleApropriação e afirmação cultural na escola diferenciadados índios Tapeba: um estudo sobre a sociologia da infância nessa etniapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs índios Tapeba são habitantes de uma região próxima a dois grandes centros urbanos do Ceará: a sede do município de Caucaia, localizada na região metropolitana de Fortaleza, e esta que é a capital do Estado. A distância entre a aldeia e a sede do município de Caucaia é de menos de quatro quilômetros e em relação à Fortaleza não ultrapassa os 16 quilômetros, o que possibilita, por esta razão, uma grande quantidade de intersecções entre as culturas ali produzidas. Diferentemente do que se sucede a outros povos indígenas, os Tapeba se preocupam muito com a educação escolar de suas crianças e cuidam para que esta seja pautada nos princípios de sua identidade étnica. Como o processo de inserção cultural das crianças Tapeba acontece quase que exclusivamente no espaço da escola, buscamos compreender: de que maneira a escola, um elemento de tradição não-indígena, tem auxiliado no fortalecimento da cultura desse povo? [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGP - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_capliv_mfbfoliveiramhdieb.pdf226,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.