Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34491
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria de Fátima Brito Fontenele | - |
dc.contributor.author | Dieb, Messias Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-30T18:41:58Z | - |
dc.date.available | 2018-07-30T18:41:58Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria de Fátima Brito Fontenele; DIEB, Messias Holanda. Apropriação e afirmação cultural na escola diferenciada dos índios Tapeba: um estudo sobre a sociologia da infância nessa etnia. In: ROCHA, Nara Maria Forte Diogo; COSTA, Marcelle Arruda Cabral; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PINHEIRO, Francisco Pablo H. A. (orgs). Na aldeia, na escola, e no museu: alinhavos entre infância e trabalho docente. Fortaleza: EdUECE, 2016. p.140-161. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7826-383-9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34491 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Indios Tapeba | pt_BR |
dc.subject | Caucáia | pt_BR |
dc.subject | Cultura do povo indígena | pt_BR |
dc.title | Apropriação e afirmação cultural na escola diferenciadados índios Tapeba: um estudo sobre a sociologia da infância nessa etnia | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os índios Tapeba são habitantes de uma região próxima a dois grandes centros urbanos do Ceará: a sede do município de Caucaia, localizada na região metropolitana de Fortaleza, e esta que é a capital do Estado. A distância entre a aldeia e a sede do município de Caucaia é de menos de quatro quilômetros e em relação à Fortaleza não ultrapassa os 16 quilômetros, o que possibilita, por esta razão, uma grande quantidade de intersecções entre as culturas ali produzidas. Diferentemente do que se sucede a outros povos indígenas, os Tapeba se preocupam muito com a educação escolar de suas crianças e cuidam para que esta seja pautada nos princípios de sua identidade étnica. Como o processo de inserção cultural das crianças Tapeba acontece quase que exclusivamente no espaço da escola, buscamos compreender: de que maneira a escola, um elemento de tradição não-indígena, tem auxiliado no fortalecimento da cultura desse povo? [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGP - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_capliv_mfbfoliveiramhdieb.pdf | 226,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.