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Tipo: Capítulo de Livro
Título: A educação, um desejo tupy e jê: o (des)lugar dos povos indígenas na educação escolar e a Lei 11.645/2008
Autor(es): Freitas, Maria da Glória Feitosa
Palavras-chave: Acesso e permanência de indígenas ao ensino superio;Via cotas;Discussões do Território Étnico Educacional Timbira
Data do documento: 2016
Citação: Freitas, M. G. F. (2016)
Resumo: Esta escrita, ancorada em dois anos de trabalho em prol do acesso e permanência de indígenas ao ensino superior via cotas do SISU/MEC na UFMA, em minha participação nas discussões do Território Étnico Educacional Timbira (junto a SECADI/ MEC) e no Grupo de Trabalho Educação Escolar Indígena (2011 a 2013), é, inicialmente, um relato tardio e reflexivo sobre as minhas aprendizagens com os Povos Indígenas do Maranhão. São notas sobre uma breve investigação conduzida por alunos do Curso de Pedagogia nas escolas, com cerca de 20 professores de educação infantil e séries iniciais do município de Imperatriz, no Sul do Maranhão, sobre o conhecimento e os desdobramentos da Lei 11.645/2008 no currículo, nas práticas escolares e no cotidiano escolar de crianças maranhenses.[...]
Descrição: FREITAS, Maria da Glória Feitosa. A educação, um desejo tupy e jê: o (des)lugar dos povos indígenas na educação escolar e a Lei 11.645/2008. In: ROCHA, Nara Maria Forte Diogo; COSTA, Marcelle Arruda Cabral; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PINHEIRO, Francisco Pablo H. A. (orgs). Na aldeia, na escola, e no museu: alinhavos entre infância e trabalho docente. Fortaleza: EdUECE, 2016. p.185-205.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34489
ISBN: 978-85-7826-383-9
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