Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34018
Tipo: Dissertação
Título: Sopram bons ventos na formação do educador: a análise de um programa deformação de educadores em ação no município de Aracati
Autor(es): Moreira, Joana Adelaide Cabral
Orientador: Furtado, Eliane Dayse Pontes
Palavras-chave: Escola;Professor;Sala de aula;Projetos pedagógicos
Data do documento: 2001
Citação: Moreira, J. A. C.; Furtado, E. D. P. (2001)
Resumo: Esta dissertação registra e analisa uma investigação que realizei com professoras das séries iniciais da rede pública do Município de Aracati, no litoral do Ceará, buscando compreender através da natureza das ações docentes desenvolvidas em sala de aula e da própria cultura escolar, a leitura que estas fazem de um Programa de Formação de Educadores em "Acão" que vem se construindo há três anos por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMEAR), contando com o apoio de ONO e Universidades Cearenses. A primeira etapa do trabalho é desenvolvida entre o período de elaboração e os dois primeiros anos de execução do Plano Estratégico de Educação do Município e propicia uma análise da administração coletiva do pedagógico na condução de uma Secretaria Municipal de Educação, refletindo sobre a gestão das unidades escolares, e fomentando a criação de um Programa de Formação de Educadores em Serviço, no triênio 97/2000. A segunda, corresponde à implantação e ao primeiro ano de funcionamento do Curso de Formação de Professores de Ensino Fundamental de 1a a 8a séries, que é resultante de uma parceria do Núcleo de Educação Continuada e a Distância - NECAD, da Universidade Estadual do Ceará -UECE e a Secretaria Municipal de Educação de Aracati - SEMEAR, e se constitue a segunda fase do Programa de Formação Continuada dos Educadores da rede municipal. A metodologia utilizada pode ser classificada como etnometodológica na qual preponderou a observação participante, mas recorri também a instrumentos da etnografia como análise documental, conversas de explicitação e histórias de vida de professores. Ao concluir temporariamente este estudo posso afirmar que já podemos perceber na prática pedagógica do professor aracatiense resquícios de uma postura reflexiva e interacionista. e que o reencontro dos educadores com suas próprias histórias os fez perceber que são a resultante das múltiplas interações vividas e dó processo de formação a que foram submetidos durante a sua trajetória pessoal e profissional. Deixei-me seduzir tanto por estes contos, que sem perceber voltei ao passado e me reencontrei com as rodas de história da minha infância sertaneja, e por isso decidi quebrar um pouco a formalidade da redação acadêmica e permear a minha escrita por histórias reais e mitológicas, que possibilitem a você leitor, soltar a imaginação e viajar pelo mundo encantado das narrativas.
Abstract: This dissertation records and analyses an investigation I undertook with teachers from the early grades of the public school system in the Municipality of Aracati, on the coast of Ceará. The study seeks to understand, through the nature of teaching activities performed in cIass and through the school culture itself, the interpretation given to a Program of Teacher Training "in action" which has been carried-out over the past three years as an initiative by the Municipal Education Departrnent (SEMEAR), boasting support from NGOs and Universities in Ceará. The first step of the study is performed between the period in which the Municipality's Strategic Education Plan was drawn-up and the first two years of its execution. This dissertation also offers an analysis of the collective administration of pedagogical issues by the Municipal Education Department, reflecting on management of schools and leading to the creation of an in-service Teacher Training Program in the three years between 1997 and 2000. The second step corresponds to implementation and the first year of operation of the Teacher Training Course for Basic Education in the Ist to s" grades, which is the result of a partnership between the Continued and Distance Learning Centre - NECAD, at Ceará State University - UECE and the Aracati Muncipal Education Department - SEMEAR, and forms the second phase of the Continuous Teacher Training Program of the municipal network of schools. The methodology used may be cIassified as ethnocentric, in which participant observation prevailed. However, I also made use of ethnographic tools such as document analysis, explanatory conversations and teachers' backgrounds. Upon temporarily concluding this study, it is possible to assert that we are already able to see, in the teaching practice of teachers from Aracati, elements of reflective and interactionist stances and that the reconciliation between teachers and their own backgrounds made them see that they are the result of multiple interactions and of the process of training to which they were submitted during their personal and professional development. I became so involved with these stories that, without noticing, I went back in time and rediscovered the story circles of my rural upbringing and for this reason I decided to break somewhat with the formality of academia and permeate my writing with real and mythological stories which enable the reader to exercise his or her imagination and navigate the enchanted worId of narratives.
Descrição: MOREIRA, Joana Adelaide Cabral. Sopram bons ventos na formação do educador: a análise de um programa deformação de educadores em "ação" no Município de Aracati. 2001. 235f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 2001.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34018
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_dis_jacmoreira.pdf117,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.