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dc.contributor.advisorTesser, Ozir-
dc.contributor.authorSilva Filho, Adauto Lopes da-
dc.date.accessioned2012-07-20T11:10:37Z-
dc.date.available2012-07-20T11:10:37Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Adauto Lopes da. História, razão instrumental e educação emancipativa. 2007. 172f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3360-
dc.description.abstractThe central issue in this work is the analysis of the advanced industrial society in the Critical Theory point of view, and re-thinking the meaning of barbarism and domination that is imperative in this viewpoint. Thru Marx’s, Marcuse’s and Adorno’s thinkings, we evidence men’s active role in their historicism, as well as the educational role in this society model. For this purpose we point out Marx’s ontological presuppositions of sociohistorical men’s relations, emphasizing his conception of History and the alienation socially constructed by men themselves. We also emphasize Marcuse’s critique of the Instrumental Reason, pointing out the new individuality patterns that emerge from the technological society, as well as his defense in rescuing the negative thinking as a condition to overcome and transform this society model. We demonstrate Adorno’s analysis of the dominant social relations through culture industry, which ended destroying the individual humane dimension. Based on his analysis, we point out his claims to rescue men’s humanization enabling them to enlightenment and critical reflection, so that they can free themselves of oppression and domination circumstances. We emphasize his beliefs in an emancipatory education which conducts men to the transformation of society. Finally, our work presents Marx’s, Marcuse’s and Adorno’s contributions in making possible this emancipatory and critical educationpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectRazão instrumentalpt_BR
dc.subjectIndustria culturalpt_BR
dc.subjectEsclarecimentopt_BR
dc.subjectEducação emancipatóriapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectInstrumental reasonpt_BR
dc.subjectCulture industrypt_BR
dc.subjectEnlightenmentpt_BR
dc.subjectEmancipatory educationpt_BR
dc.subjectMarx,Karl,1818-1883 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMarx,Karl,1818-1883 - Contribuições em educaçãopt_BR
dc.subjectMarcuse,Herbert,1898-1979 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMarcuse,Herbert,1898-1979 - Contribuições em educaçãopt_BR
dc.subjectAdorno,Theodor W.,1903-1969 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAdorno,Theodor W.,1903-1969 - Contribuições em educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectEducação e filosofiapt_BR
dc.titleHistória, Razão Instrumental e Educação Emancipativa.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho tem como questão central de análise a sociedade industrial avançada do ponto de vista da Teoria Crítica, no sentido de repensar o significado da dominação e da barbárie que nela impera, evidenciando o papel ativo do homem na sua historicidade, como também o papel da educação nesse modelo de sociedade, através do pensamento de Marx, Marcuse e Adorno. Para isso destaca, de Marx, os pressupostos ontológicos das relações histórico-sociais dos homens enfatizando sua concepção de história, bem como a alienação socialmente construída pelo próprio homem. De Marcuse, enfatiza sua crítica à Razão instrumental, destacando os novos padrões da individualidade, surgidos na sociedade tecnológica, como também sua defesa para o resgate do pensamento negativo como condição para superação e transformação desse modelo de sociedade. Quanto à Adorno, demonstra a análise que ele faz das relações sociais dominantes, através da indústria cultural, que culminou com a destruição da dimensão humana do indivíduo e, a partir dessa análise, a defesa que ele faz da necessidade de resgatar a humanização do homem, capacitando-o para o esclarecimento e para a reflexão crítica, a fim de libertá-lo das condições de opressão e de menoridade em que se encontra. Enfatiza sua crença numa educação emancipatória, que conduz o homem para a transformação da sociedade. Finalmente o trabalho mostra as contribuições de Marx, Marcuse e Adorno que apontam e viabilizam essa educação crítica e emancipatóriapt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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