Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33073
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | As expectativas dos alunos de didática I: desafios para formação docente |
Autor : | Moura, Ingrid Louback de Castro |
Palabras clave : | Didática;Expectativas dos estudantes;Formação Docente |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | Moura, I. L. C. (2013) |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objetivo geral discutir as e xpectativas expostas pelos alunos ao se matricularem na disciplina Didática I, ofertada nos cursos de licenciatura de uma Universidade Federal, acerca dessa disciplina na formação do professor. A relevância desse tema justifica-se pelo fato de esta ser uma disciplina importante para a reflexão sobre a prática e para a constituição da identidade docente. Para realização deste estudo, distribuímos no primeiro dia de aula, um questionário para 66 alunos de diferentes cursos de licenciatura com a intenção de conhecermos suas visões acerca da Didática e de sua importância na formação docente. A partir das respostas coletadas observamos que quando se matriculam na disciplina, muitos estudantes revelam a expectativa de que a Di dática quebre a superficialidade atribuída por eles à outras disciplinas pedagógicas e traga, finalmente, o tão esperado “livro de receitas” de como o professor deve se comportar em classe, tr ansmitindo os conteúdos escolares e prendendo a atenção dos estudantes. Destarte, desta camos a importância de desmistificar essa visão reducionista da Didática e asseveramos a rele vância de recordamos seu papel no processo de formação do educador para que possamos refletir sobre a nossa prática como professores em exercício e/ou em formação. Com efei to, essa disciplina pedagógica, que estuda as complexidades do processo de ensino e de aprendizagem em sua globalidade, ao superar o reducionismo e a instrumentalidade atribu ídos a ela, certamente contribuirá para a formação de um docente que não apenas transmite con teúdos de forma mecânica, mas que analisa sua atividade de maneira crítica, visando a aprendizagem de seus alunos. Contribuir para essa reflexão, a nosso ver, é um dos desafios da disciplina Didática para a formação docente. |
Descripción : | MOURA, Ingrid Louback de Castro. As expectativas dos alunos de didática I: desafios para formação docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23-26 set. 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 15406-15417. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33073 |
ISSN : | 2176-1396 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_ilcmoura.pdf | 142,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.