Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Ingrid Louback de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-18T18:46:51Z | - |
dc.date.available | 2018-06-18T18:46:51Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Moura, I. L. C. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-1396 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33073 | - |
dc.description | MOURA, Ingrid Louback de Castro. As expectativas dos alunos de didática I: desafios para formação docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23-26 set. 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 15406-15417. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Expectativas dos estudantes | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | As expectativas dos alunos de didática I: desafios para formação docente | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo geral discutir as e xpectativas expostas pelos alunos ao se matricularem na disciplina Didática I, ofertada nos cursos de licenciatura de uma Universidade Federal, acerca dessa disciplina na formação do professor. A relevância desse tema justifica-se pelo fato de esta ser uma disciplina importante para a reflexão sobre a prática e para a constituição da identidade docente. Para realização deste estudo, distribuímos no primeiro dia de aula, um questionário para 66 alunos de diferentes cursos de licenciatura com a intenção de conhecermos suas visões acerca da Didática e de sua importância na formação docente. A partir das respostas coletadas observamos que quando se matriculam na disciplina, muitos estudantes revelam a expectativa de que a Di dática quebre a superficialidade atribuída por eles à outras disciplinas pedagógicas e traga, finalmente, o tão esperado “livro de receitas” de como o professor deve se comportar em classe, tr ansmitindo os conteúdos escolares e prendendo a atenção dos estudantes. Destarte, desta camos a importância de desmistificar essa visão reducionista da Didática e asseveramos a rele vância de recordamos seu papel no processo de formação do educador para que possamos refletir sobre a nossa prática como professores em exercício e/ou em formação. Com efei to, essa disciplina pedagógica, que estuda as complexidades do processo de ensino e de aprendizagem em sua globalidade, ao superar o reducionismo e a instrumentalidade atribu ídos a ela, certamente contribuirá para a formação de um docente que não apenas transmite con teúdos de forma mecânica, mas que analisa sua atividade de maneira crítica, visando a aprendizagem de seus alunos. Contribuir para essa reflexão, a nosso ver, é um dos desafios da disciplina Didática para a formação docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_ilcmoura.pdf | 142,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.