Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3293
Tipo: | Dissertação |
Título : | O uso da Web 2.0 na educação: um estudo de caso com professores participantes do projeto um computador por aluno (UCA) |
Título en inglés: | The use of Web 2.0 in education: a case study of teachers participating in Project One Computer per Student |
Autor : | Pontes, Renata Lopes Jaguaribe |
Tutor: | Castro Filho, José Aires de |
Palabras clave : | Web 2.0;Projeto UCA;Professores;Educação;Project UCA;Teachers;Education;Web 2.0 - Sistema de recuperação da informação;Professores de ensino fundamental - Fortaleza(CE);Internet na educação - Fortaleza(CE);Recursos de rede de computador - Fortaleza(CE);Recursos de rede de computador - Fortaleza(CE) |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | PONTES, Renata Lopes Jaguaribe. O uso da Web 2.0 na educação: um estudo de caso com professores participantes do projeto um computador por aluno (UCA). 2011. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa analisa como ocorre a apropriação e utilização pedagógica da Web 2.0, por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) de uma escola municipal de Fortaleza, Ceará. A abordagem metodológica adotada é de natureza qualitativa e a estratégia empregada foi o estudo de caso com três professoras do ensino fundamental I. Os dados foram coletados por meio das técnicas da observação participante e entrevista semi-estruturada. Os resultados da pesquisa apontaram que as professoras não conheciam as possibilidades pedagógicas da Web 2.0, mas que no decorrer da investigação obtiveram mudanças positivas no uso instrumental e pedagógico das ferramentas utilizadas, assim como realizaram aulas experimentais nas quais estimularam os alunos a interagirem e colaborarem em rede. Dentro deste contexto, o Projeto UCA se mostrou como uma excelente oportunidade para estimular inovadoras práticas pedagógicas por meio da filosofia da Web 2.0. Porém, para que esses avanços continuem as professoras precisam dispor de mais tempo para se apropriar e planejar aulas com as ferramentas da Web 2.0. |
Abstract: | This research analyzes how occurs the appropriation and educational use of Web 2.0 for teachers participating in the project One Laptop per Student (UCA) of a municipal school in Fortaleza, Ceará. The methodological approach adopted was qualitative and the strategy employed was the case study with three elementary school teachers. Data were collected through participant observation and semi-structured interview techniques. The results indicate that the teachers did not know the pedagogical possibilities of Web 2.0, but during the investigation had positive changes in teaching and instrumental use of the tools, as well conducted experimental classes in which students are encouraged to interact and collaborate on network. Within this context, the UCA project was shown as an excellent opportunity to encourage innovative educational practices through the philosophy of Web 2.0. However, for these advances continue teachers need more time to appropriate and plan lessons with the tools of Web 2.0. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3293 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_Dis_RLJPONTES.pdf | 5,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.