Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32871
Type: | TCC |
Title: | O ensino de Física dentro de uma penitenciária |
Authors: | Ribeiro, Francisco Mariel Cabral |
Advisor: | Lima, Kellen Cristina Vilhena |
Keywords: | Física - Estudo e ensino;Prisões - Educação |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | RIBEIRO, F. M. C. O ensino de Física dentro de uma penitenciaria. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho versa sobre o ensino de Física em um ambiente atípico, o Núcleo de Ressocialização da Penitenciária Industrial Regional do Cariri – PIRC, localizada na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Na escola prisional, deve-se considerar dois aspectos relacionados à importância da Física, primeiro como cultura e depois como um meio de se compreender o mundo, ou seja, o ensino de Física deve ser tratado e pensado a partir do processo situação-problema-modelo, entendendo-se situação nesse caso como referência de uma ideia física, daí inserir-se a interdisciplinaridade e contextualidade. A pesquisa teve como objetivo principal abordar a problemática do ensino de Física dentro de uma penitenciária, para tal, realizou-se entrevistas com professores, coordenação pedagógica e com alunos, além da realização de uma aula sobre as Leis de Newton. Com todos estes dados, foi possível atingir um grau de proximidade adequado para refletir sobre as condições de funcionamento da escola e de aprendizagem dos alunos. As análises dos resultados mostram que mesmo num ambiente prisional é viável o ensino da Física. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32871 |
Appears in Collections: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_fmcribeiro.pdf | 205,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.