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Tipo: TCC
Título: O ensino de Física dentro de uma penitenciária
Autor(es): Ribeiro, Francisco Mariel Cabral
Orientador: Lima, Kellen Cristina Vilhena
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Prisões - Educação
Data do documento: 2014
Citação: RIBEIRO, F. M. C. O ensino de Física dentro de uma penitenciaria. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014.
Resumo: Este trabalho versa sobre o ensino de Física em um ambiente atípico, o Núcleo de Ressocialização da Penitenciária Industrial Regional do Cariri – PIRC, localizada na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Na escola prisional, deve-se considerar dois aspectos relacionados à importância da Física, primeiro como cultura e depois como um meio de se compreender o mundo, ou seja, o ensino de Física deve ser tratado e pensado a partir do processo situação-problema-modelo, entendendo-se situação nesse caso como referência de uma ideia física, daí inserir-se a interdisciplinaridade e contextualidade. A pesquisa teve como objetivo principal abordar a problemática do ensino de Física dentro de uma penitenciária, para tal, realizou-se entrevistas com professores, coordenação pedagógica e com alunos, além da realização de uma aula sobre as Leis de Newton. Com todos estes dados, foi possível atingir um grau de proximidade adequado para refletir sobre as condições de funcionamento da escola e de aprendizagem dos alunos. As análises dos resultados mostram que mesmo num ambiente prisional é viável o ensino da Física.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32871
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