Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Maria Juraci Maia-
dc.contributor.authorVasconcelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula-
dc.date.accessioned2012-07-17T13:36:15Z-
dc.date.available2012-07-17T13:36:15Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationVASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula. O Limoeiro da educação: a história da criação da Diocese e a ação educacional de Dom Aureliano Matos em Limoeiro do Norte (1938-1968). 2006. 279f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3284-
dc.description.abstractThe centralization’s process of the Catholic Church’s leadership in Santa Sé in Rome, mainly after Republic’s Proclamation IN 1889 and the end of the clergyman in Brazil, produced the creation’s possibilities of more dioceses in the national territory, turning possible a better Brazilian ecclesiastic province’s administration. That process named Romanization. In this perspective, in 1938, was created one more diocese in Ceará. The history of the creation ant the choice of Limoeiro do Norte as the headquarter municipality of this new episcopate and the educational project of its first bishop, remain us to a local history’s research starting with a referential, that has as a grounding analysis a micro-history and the biography in historygraphical production; the oral history and the written source as methodological resources in the production of the historical knowledge, in a recognition’s contribution relationship of each other as a methodology and alternative or supplement one by another, don’t forgetting the reality of the world that surrounded the diocese. The thesis is structured in three chapters: in the firs, a general view about the instructional reality of Limoeiro do Norte city as the bishopric’s creation; the history of Limoeiro do Norte diocese’s creation and Dom Aureliano Matos biography. In the second chapter an analysis of the main written source: the six ministerial letters, most of them written by hand by Dom Aureliano Matos. The third chapter relates about an instructional action of Dom Aureliano Matos in Limoeiro do Norte, analyzing each institution created by himself. It’s an analysis point in this same chapter, in an evaluative spatial perspective, the changing of the municipality, in educational reference, in a downtown-suburb relationship with the other municipalities of Vale do Jaguaribe. Therefore the church and its alliances with other society sections, from the diocese’s creation in the Vale do Jaguaribe, turned possible the “Limoeiro of the Education.”pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectIgreja e educação-Limoeiro do Norte(CE)-história-1938-1968pt_BR
dc.subjectIgreja católica-educação-Limoeiro do Norte(CE)-história-1938-1968pt_BR
dc.subjectMatos,Aureliano,1889-1967pt_BR
dc.subjectIgreja católica.Diocese de Limoeiro do Norte(CE).Bispo(1940-1967:Aureliano Matos)pt_BR
dc.subjectIgreja católica-Limoeiro do Norte(CE)-cartas e instruções pastorais-1940-1965pt_BR
dc.subjectIgreja católica-bispos-biografiapt_BR
dc.subjectBispos-Brasil-biografiapt_BR
dc.titleO Limoeiro da educação: a história da criação da Diocese e a ação educacional de Dom Aureliano Matos em Limoeiro do Norte (1938-1968)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO processo de centralização do comando da Igreja Católica na Santa Sé em Roma, principalmente depois da Proclamação da República em 1889 e o término do Padroado no Brasil, viabilizaram a criação de mais dioceses no território nacional, possibilitando uma melhor administração da província eclesiástica brasileira. Processo este, denominado de Romanização. Dentro desta perspectiva, em 1938, foi criada mais uma diocese no Ceará. A história da criação e da escolha do município de Limoeiro do Norte como sede deste novo episcopado e o projeto educacional do seu primeiro bispo, nos remete a uma pesquisa da história local, a partir de um referencial, que tem como base de análise a micro-história e a biografia na produção historiográfica e da história oral e das fontes escritas como recursos metodológicos na produção do conhecimento histórico, numa relação de contribuição e reconhecimento de cada uma como metodologia e de alternativa ou complemento uma da outra, não esquecendo a realidade do mundo que cercava a diocese. A tese está estruturada em três capítulos: no primeiro, uma visão geral da realidade instrucional da cidade de Limoeiro do Norte quando da criação do bispado; a história da criação da diocese em Limoeiro do Norte e a biografia de Dom Aureliano Matos. No segundo capítulo uma análise da principal fonte escrita: as seis Cartas Pastorais, a maioria escritas à mão por Dom Aureliano Matos. O terceiro capítulo versa sobre a ação instrucional de Dom Aureliano Matos em Limoeiro do Norte, analisando cada instituição criada por ele. É ponto de análise, neste capítulo também, numa perspectiva espacial evolutiva, a transformação do município em referência educacional, numa relação centro-periferia com os outros municípios do Vale do Jaguaribe. Portanto, a partir da criação da Diocese no Vale do Jaguaribe e a aliança da Igreja com outros setores da sociedade, viabilizaram o “Limoeiro da Educação.”pt_BR
dc.title.enThe Limoeiro of Education – The history of diocese’s criation and educational action of Dom Aureliano Matos in Limoeiro do Norte (1938-1968)pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Tese_REPVASCONCELOSJUNIOR.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.