Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32445
Tipo: Resumo
Título : A relevância da vivência como prática na formação docente: Conhecimentos adquiridos sobre jogos e brincadeiras tradicionais no Oré Anacã, grupo de dança popular da UFC
Autor : Dourado, Yuri Renan da Silva
Magalhães, Patrick Anderson Martins
Campos, Marcos Antônio Almeida
Palabras clave : Jogos e brincadeiras;Dança;Ensino
Fecha de publicación : 2016
Citación : DOURADO, Yuri Renan da Silva; MAGALHÃES, Patrick Anderson Martins; CAMPOS, Marcos Antônio Almeida. A relevância da vivência como prática na formação docente: conhecimentos adquiridos sobre jogos e brincadeiras tradicionais no Oré Anacã, grupo de dança popular da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).
Resumen en portugués brasileño: Os jogos e brincadeiras são parte das manifestações populares que estão presentes na história do Brasil e necessitam de delicadeza quanto à sua preservação. Na escola a criança também possui oportunidade de conhecer e brincar com jogos e brincadeiras tradicionais, que são ricas ferramentas de trabalhos com expressões e movimentos corporais. Dentre os profissionais que atuam na escola, está o professor de educação física, que desenvolve atividades que permeiam o lúdico e têm à possibilidade de aplicar esses jogos tradicionais. Também voltado para as tradições do Brasil, O Oré anacã - Grupo de Dança Popular da UFC da Universidade Federal do Ceará (UFC), contribui para manutenção dessas tradições. Por ser um projeto ligado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs), muitos alunos do curso de Educação Física entram para o grupo durante sua graduação, de forma a possibilitar uma oportunidade de vivenciar e estudar algumas práticas relacionadas às danças e tradições populares, além da oportunidade de participar da construção de figurinos e coreografias do grupo. Esse estudo teve o objetivo de compreender os conhecimentos sobre essas práticas que os estudantes de Educação Física que participam do grupo Oré Anacã possuem para possíveis aplicações na escola. O instrumento utilizado foi um questionário com questões subjetivas aplicado individualmente de natureza qualitativa. Com esse levantamento é esperado conhecer qual a influência dessa vivência no processo de formação do graduando.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32445
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_yrsdourado.pdf49,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.