Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32445
Type: | Resumo |
Title: | A relevância da vivência como prática na formação docente: Conhecimentos adquiridos sobre jogos e brincadeiras tradicionais no Oré Anacã, grupo de dança popular da UFC |
Authors: | Dourado, Yuri Renan da Silva Magalhães, Patrick Anderson Martins Campos, Marcos Antônio Almeida |
Keywords: | Jogos e brincadeiras;Dança;Ensino |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | DOURADO, Yuri Renan da Silva; MAGALHÃES, Patrick Anderson Martins; CAMPOS, Marcos Antônio Almeida. A relevância da vivência como prática na formação docente: conhecimentos adquiridos sobre jogos e brincadeiras tradicionais no Oré Anacã, grupo de dança popular da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os jogos e brincadeiras são parte das manifestações populares que estão presentes na história do Brasil e necessitam de delicadeza quanto à sua preservação. Na escola a criança também possui oportunidade de conhecer e brincar com jogos e brincadeiras tradicionais, que são ricas ferramentas de trabalhos com expressões e movimentos corporais. Dentre os profissionais que atuam na escola, está o professor de educação física, que desenvolve atividades que permeiam o lúdico e têm à possibilidade de aplicar esses jogos tradicionais. Também voltado para as tradições do Brasil, O Oré anacã - Grupo de Dança Popular da UFC da Universidade Federal do Ceará (UFC), contribui para manutenção dessas tradições. Por ser um projeto ligado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs), muitos alunos do curso de Educação Física entram para o grupo durante sua graduação, de forma a possibilitar uma oportunidade de vivenciar e estudar algumas práticas relacionadas às danças e tradições populares, além da oportunidade de participar da construção de figurinos e coreografias do grupo. Esse estudo teve o objetivo de compreender os conhecimentos sobre essas práticas que os estudantes de Educação Física que participam do grupo Oré Anacã possuem para possíveis aplicações na escola. O instrumento utilizado foi um questionário com questões subjetivas aplicado individualmente de natureza qualitativa. Com esse levantamento é esperado conhecer qual a influência dessa vivência no processo de formação do graduando. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32445 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_yrsdourado.pdf | 49,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.