Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31912
Tipo: TCC
Título: Experimento com o uso de materiais de baixo custo como ferramenta pedagógica aplicado ao ensino de Física: um estudo sobre circuitos elétricos no 3º ano do ensino médio
Autor(es): Soares, João Paulo
Orientador: Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Física (Ensino médio);Experimentos de baixo custo;Circuitos elétricos
Data do documento: 2012
Citação: SOARES, J. P. Experimento com o uso de materiais de baixo custo como ferramenta pedagógica aplicado ao ensino de Física: um estudo sobre circuitos elétricos no 3º ano do ensino médio. 2012. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem como foco investigar se o experimento com o uso de materiais de baixo custo potencializa a aprendizagem dos alunos sobre os conceitos de circuitos elétricos simples, verificando se este recurso poderá ser aplicado a outros conteúdos do Ensino de Física. Sobre o aspecto da abordagem teórica, o uso da experimentação apresenta possíveis soluções para minimizar as dificuldades do insucesso na aprendizagem nos conteúdos de Física, oferecendo inúmeras possibilidades de se aprender praticando, procurando relacionar o uso da atividade experimental com a aprendizagem significativa. A pesquisa aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola publica, apresentou resultados significativos relacionados ao aprendizado e a motivação dos alunos, verificando-se a possibilidade de se estender outros conteúdos aplicados a Física.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31912
Aparece nas coleções:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_jpsoares.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.