Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31898
Type: | TCC |
Title: | A utilização de objetos de aprendizagem como suporte ao ensino de circuitos elétricos no 3º ano do ensino médio |
Authors: | Silva, Francisco Remígio da |
Advisor: | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Keywords: | Física - Estudo e ensino;Física (Ensino médio);Circuitos elétricos;Objetos de aprendizagem |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | SILVA, F. R. A utilização de objetos de aprendizagem como suporte ao ensino de circuitos elétricos no 3º ano do ensino médio. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracati, 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A partir da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1982), será fundamentada a importância do uso do Objeto de Aprendizagem (OA), Kit de Construção de Circuitos (DC), em uma escola da rede estadual de ensino numa turma de 3º Ano. O OA faz parte de uma série de objetos de aprendizagens disponíveis no site do Phet Simulations. Foram elaborados questionários designados pré-testes e pós-testes, a fim de constatar a eficácia do OA antes e depois de sua aplicação. Inicialmente realizou-se uma leitura e pesquisa, buscando o aprofundamento e as bases de sustentação teórica para defender o uso do objeto. A partir daí parte a ação, onde foi colocado em prática o uso do OA e constatado sua eficácia no processo de ensino. Os resultados nos permitem inferir que o uso dos objetos de aprendizagem proporcionam um ensino baseado na construção e reconstrução de conhecimentos, sempre enraizados em experiências já existentes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31898 |
Appears in Collections: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_frsilva.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.