Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31821
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Considerações sobre as hipóteses de escrita de alunos jovem adultos |
Authors: | Silva, Elinaldo Soares Barros, Marcilene Gaspar |
Keywords: | Ensino de Língua Materna;alunos de Educação de Jovens e Adultos – EJA,;Pressupostos teóricos de Ferreiro e Teberosky |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | SILVA, Elinaldo Soares.; BARROS, Marcilene Gaspar. Considerações sobre as hipóteses de escrita de alunos jovem adultos. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho se insere na linha teórica de Aquisição e Ensino de Língua Materna. Nosso objetivo principal, com este estudo de caso, foi refletir sobre as hipóteses de escrita em que se encontravam os alunos de Educação de Jovens e Adultos – EJA, níveis II e III, de uma escola pública municipal de Fortaleza. Nossa reflexão deu-se, portanto, a partir dos pressupostos teóricos de Ferreiro e Teberosky (1999) e Ferreiro (2001) e justifica-se em virtude da relevância desses dados no processo de aprendizagem da escrita. Além disso, recorremos também a Morais (2003) na análise dos dados. Para a análise, aplicamos atividades com um grupo de 29 alunos, em três momentos distintos, com um intervalo aproximado de trinta dias entre as atividades. Em relação à escrita, identificamos sujeitos nas hipóteses pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética. De posse dos dados, discutimos com as professoras atividades interventivas com o intuito de contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem dos alunos.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31821 |
ISBN: | 978-85-7273-930-6 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_essilva.pdf | 600,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.