Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31821
Type: Artigo de Evento
Title: Considerações sobre as hipóteses de escrita de alunos jovem adultos
Authors: Silva, Elinaldo Soares
Barros, Marcilene Gaspar
Keywords: Ensino de Língua Materna;alunos de Educação de Jovens e Adultos – EJA,;Pressupostos teóricos de Ferreiro e Teberosky
Issue Date: 2012
Citation: SILVA, Elinaldo Soares.; BARROS, Marcilene Gaspar. Considerações sobre as hipóteses de escrita de alunos jovem adultos. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho se insere na linha teórica de Aquisição e Ensino de Língua Materna. Nosso objetivo principal, com este estudo de caso, foi refletir sobre as hipóteses de escrita em que se encontravam os alunos de Educação de Jovens e Adultos – EJA, níveis II e III, de uma escola pública municipal de Fortaleza. Nossa reflexão deu-se, portanto, a partir dos pressupostos teóricos de Ferreiro e Teberosky (1999) e Ferreiro (2001) e justifica-se em virtude da relevância desses dados no processo de aprendizagem da escrita. Além disso, recorremos também a Morais (2003) na análise dos dados. Para a análise, aplicamos atividades com um grupo de 29 alunos, em três momentos distintos, com um intervalo aproximado de trinta dias entre as atividades. Em relação à escrita, identificamos sujeitos nas hipóteses pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética. De posse dos dados, discutimos com as professoras atividades interventivas com o intuito de contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem dos alunos.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31821
ISBN: 978-85-7273-930-6
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_eve_essilva.pdf600,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.