Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31777
Type: | TCC |
Title: | O ensino de Física no ensino médio: da cozinha para a sala de aula |
Authors: | Cavalcante, Francisco Mocineis Alves |
Advisor: | Freire, Valder Nogueira |
Keywords: | Física - Estudo e ensino;Contextualização do conteúdo;Física (Ensino médio) |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | CAVALCANTE, F. M. A. O ensino de Física no Ensino Médio: da cozinha para a sala de aula. 2011. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho procura relacionar o ensino de física à cozinha como uma forma de contextualizar os conteúdos de Física. Buscando a melhor forma de compreensão do aluno através do que se pode chamar de verdadeiro laboratório que esse ambiente é. Partindo de observações físicas como a condução térmica que ocorre nas diversas vasilhas que são usadas para cozinhar os alimentos, ou em aparelhos eletrodomésticos como micro-ondas, onde é possível perceber fenômenos como propagação de ondas eletromagnética, ou em geladeiras onde ocorrem processos de convecção, dentre outros tantos. O propósito é detectar assimilação de conceitos e o desenvolvimento do aluno quanto a Física ao relacioná-la a cozinha. Para isso foi elaborado questionários específicos (um de perfil do aluno e outro sobre fenômenos físicos na cozinha) para alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino. A amostra constitui-se de 48 estudantes matriculados regularmente em uma instituição estadual. Os resultados mostram uma homogeneidade referente às questões objetivas e uma heterogeneidade, nas questões subjetivas onde eles foram pouco dispersos em algumas respostas. Deduz-se deste trabalho que o ensino de Física ainda se dar por metodologias tradicionais, mesmo que a escola disponibilize o mínimo de aparato e profissionais na área. É concluído ainda, que os alunos têm muitas dificuldades em interpretar a Física e seus fenômenos, parecendo que o problema esta na forma como ela é ensinada. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31777 |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_fmacavalcante.pdf | 636,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.