Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Valder Nogueira-
dc.contributor.authorCavalcante, Francisco Mocineis Alves-
dc.date.accessioned2018-05-07T22:33:20Z-
dc.date.available2018-05-07T22:33:20Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, F. M. A. O ensino de Física no Ensino Médio: da cozinha para a sala de aula. 2011. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31777-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectContextualização do conteúdopt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.titleO ensino de Física no ensino médio: da cozinha para a sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho procura relacionar o ensino de física à cozinha como uma forma de contextualizar os conteúdos de Física. Buscando a melhor forma de compreensão do aluno através do que se pode chamar de verdadeiro laboratório que esse ambiente é. Partindo de observações físicas como a condução térmica que ocorre nas diversas vasilhas que são usadas para cozinhar os alimentos, ou em aparelhos eletrodomésticos como micro-ondas, onde é possível perceber fenômenos como propagação de ondas eletromagnética, ou em geladeiras onde ocorrem processos de convecção, dentre outros tantos. O propósito é detectar assimilação de conceitos e o desenvolvimento do aluno quanto a Física ao relacioná-la a cozinha. Para isso foi elaborado questionários específicos (um de perfil do aluno e outro sobre fenômenos físicos na cozinha) para alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino. A amostra constitui-se de 48 estudantes matriculados regularmente em uma instituição estadual. Os resultados mostram uma homogeneidade referente às questões objetivas e uma heterogeneidade, nas questões subjetivas onde eles foram pouco dispersos em algumas respostas. Deduz-se deste trabalho que o ensino de Física ainda se dar por metodologias tradicionais, mesmo que a escola disponibilize o mínimo de aparato e profissionais na área. É concluído ainda, que os alunos têm muitas dificuldades em interpretar a Física e seus fenômenos, parecendo que o problema esta na forma como ela é ensinada.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_fmacavalcante.pdf636,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.