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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31777
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Freire, Valder Nogueira | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Francisco Mocineis Alves | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-07T22:33:20Z | - |
dc.date.available | 2018-05-07T22:33:20Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, F. M. A. O ensino de Física no Ensino Médio: da cozinha para a sala de aula. 2011. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31777 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Contextualização do conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | O ensino de Física no ensino médio: da cozinha para a sala de aula | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho procura relacionar o ensino de física à cozinha como uma forma de contextualizar os conteúdos de Física. Buscando a melhor forma de compreensão do aluno através do que se pode chamar de verdadeiro laboratório que esse ambiente é. Partindo de observações físicas como a condução térmica que ocorre nas diversas vasilhas que são usadas para cozinhar os alimentos, ou em aparelhos eletrodomésticos como micro-ondas, onde é possível perceber fenômenos como propagação de ondas eletromagnética, ou em geladeiras onde ocorrem processos de convecção, dentre outros tantos. O propósito é detectar assimilação de conceitos e o desenvolvimento do aluno quanto a Física ao relacioná-la a cozinha. Para isso foi elaborado questionários específicos (um de perfil do aluno e outro sobre fenômenos físicos na cozinha) para alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino. A amostra constitui-se de 48 estudantes matriculados regularmente em uma instituição estadual. Os resultados mostram uma homogeneidade referente às questões objetivas e uma heterogeneidade, nas questões subjetivas onde eles foram pouco dispersos em algumas respostas. Deduz-se deste trabalho que o ensino de Física ainda se dar por metodologias tradicionais, mesmo que a escola disponibilize o mínimo de aparato e profissionais na área. É concluído ainda, que os alunos têm muitas dificuldades em interpretar a Física e seus fenômenos, parecendo que o problema esta na forma como ela é ensinada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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