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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31682
Type: | TCC |
Title: | Ensino do conceito de entropia: integração entre aprendizagem significativa e software de modelagem |
Authors: | Freitas, Everton Almeida de |
Advisor: | Lima, Luciana de |
Keywords: | Física - Estudo e ensino;Aprendizagem significativa;Entropia;Modelagem computacional;Software PHUN |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | FREITAS, E. A. Ensino do conceito de entropia: integração entre aprendizagem significativa e software de modelagem. 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A integração entre a teoria da Aprendizagem Significativa e o recurso de softwares de Modelagem Computacional no ensino e aprendizagem de entropia pode contribuir em um entendimento dos conceitos, assim como desperta-se no aprendiz a criatividade no desenvolvimento de sistemas físicos e o entendimento dos conceitos termodinâmicos. O estudo vigente baseia-se em pesquisa bibliográfica, onde busca-se o auxílio de materiais bibliográficos para o estudo e a apresentação de três enfoques principais: Estudo da Entropia, Teoria da Aprendizagem Significativa e Modelagem Computacional. O primeiro enfoque consiste em uma abordagem histórica e epistemológica da Termodinâmica, desde o pioneirismo inglês na Revolução Industrial e os trabalhos de Sadi Carnot, passando pelo cenário positivista europeu na entrada do século XIX e os trabalhos de Rudolf Clausius, até chegar nos trabalhos de James Maxwell e Ludwig Boltzmann sobre a entropia, realizados na segunda metade do mesmo século. O conceito de entropia sofre mudanças: de uma grandeza determinística para ser tratado como um conceito estatístico, isto é, uma medida de probabilidade de ocorrer um determinado estado termodinâmico. O Capítulo 2 aborda a descrição sobre a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A idéia de que o aprendiz pode adquirir uma aprendizagem elaborada e estabilizada quando os novos conceitos são ancoradas aos conhecimentos disponíveis na estrutura cognitiva dele (conhecimentos prévios) é o ponto fundamental dessa teoria. O Capítulo 3 trata sobre a Modelagem Computacional, e a utilização de tal recurso como uma metodologia de aprendizagem para o ensino de Física, em específico, na aprendizagem de entropia. O software PHUN é apresentado como um recurso voltada ao ensino dos conceitos e abordagens sobre entropia. Na apresentação do PHUN, enfatiza-se a utilização deste para a construção de modelos termodinâmicos, feitos pelo aprendiz, tendo por base a execução dos princípios programáticos da teoria ausubeliana. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31682 |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
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