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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31682
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lima, Luciana de | - |
dc.contributor.author | Freitas, Everton Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-02T22:26:55Z | - |
dc.date.available | 2018-05-02T22:26:55Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, E. A. Ensino do conceito de entropia: integração entre aprendizagem significativa e software de modelagem. 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31682 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Entropia | pt_BR |
dc.subject | Modelagem computacional | pt_BR |
dc.subject | Software PHUN | pt_BR |
dc.title | Ensino do conceito de entropia: integração entre aprendizagem significativa e software de modelagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A integração entre a teoria da Aprendizagem Significativa e o recurso de softwares de Modelagem Computacional no ensino e aprendizagem de entropia pode contribuir em um entendimento dos conceitos, assim como desperta-se no aprendiz a criatividade no desenvolvimento de sistemas físicos e o entendimento dos conceitos termodinâmicos. O estudo vigente baseia-se em pesquisa bibliográfica, onde busca-se o auxílio de materiais bibliográficos para o estudo e a apresentação de três enfoques principais: Estudo da Entropia, Teoria da Aprendizagem Significativa e Modelagem Computacional. O primeiro enfoque consiste em uma abordagem histórica e epistemológica da Termodinâmica, desde o pioneirismo inglês na Revolução Industrial e os trabalhos de Sadi Carnot, passando pelo cenário positivista europeu na entrada do século XIX e os trabalhos de Rudolf Clausius, até chegar nos trabalhos de James Maxwell e Ludwig Boltzmann sobre a entropia, realizados na segunda metade do mesmo século. O conceito de entropia sofre mudanças: de uma grandeza determinística para ser tratado como um conceito estatístico, isto é, uma medida de probabilidade de ocorrer um determinado estado termodinâmico. O Capítulo 2 aborda a descrição sobre a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A idéia de que o aprendiz pode adquirir uma aprendizagem elaborada e estabilizada quando os novos conceitos são ancoradas aos conhecimentos disponíveis na estrutura cognitiva dele (conhecimentos prévios) é o ponto fundamental dessa teoria. O Capítulo 3 trata sobre a Modelagem Computacional, e a utilização de tal recurso como uma metodologia de aprendizagem para o ensino de Física, em específico, na aprendizagem de entropia. O software PHUN é apresentado como um recurso voltada ao ensino dos conceitos e abordagens sobre entropia. Na apresentação do PHUN, enfatiza-se a utilização deste para a construção de modelos termodinâmicos, feitos pelo aprendiz, tendo por base a execução dos princípios programáticos da teoria ausubeliana. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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