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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, José Ribamar Furtado de | - |
dc.contributor.author | Barros, Francisco Erlon | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-10T14:48:23Z | - |
dc.date.available | 2012-07-10T14:48:23Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Francisco Erlon . Educação social: práticas pedagógicas em espaços não escolares: o caso do Projeto Ponte de Encontro. 2009. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3145 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajo aborda el tema de la “educación social” con el objetivo de investigar las características de la práctica pedagógica de los educadores sociales que hacen de la calle un espacio educacional y de contribuir en la construcción de políticas públicas de enfrentamiento al problema de niños y adolecentes que viven en la calles de Fortaleza. La investigación orientadora es la cualitativa, destinada a la comprensión de la naturaleza de los datos, al estudio de los casos y al procedimiento de la colecta de informaciones. Fue escogido el proyecto “Ponte de Encontro”, del municipio de Fortaleza, como unidad de investigación, donde fueron hechas entrevistas semi-estructuradas con algunos educadores sociales, analizados documentos y realizado el trabajo de campo. El resultado de los datos apunta, de un lado, a la realización de una práctica pedagógica crítica, donde los educadores sociales consiguen construir con sus educandos una educación libertadora y autónoma y, de otro lado, aunque contradictoriamente, una práctica pedagógica asistencialista o salvadora que es incapaz de promover cambios significativos en la vida de los educandos y ocultan las relaciones de poder, dominación y la injusticia social del sistema capitalista. Revela, aun, fragilidades en las políticas públicas, en la red de atendimiento a los niños y adolecentes, en la formación de los educadores sociales, en la escuela, en la universidad e indica algunas posibilidades para repensar la práctica de estos educadores sociales y de toda la sociedad. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Educação social | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educador Social | pt_BR |
dc.subject | Crianças e adolescentes em situação de rua | pt_BR |
dc.subject | Marginalização Social | pt_BR |
dc.subject | Exclusão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Projeto Ponte de Encontro | pt_BR |
dc.subject | Educadores - Fortaleza(CE)- Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Menores de rua - Fortaleza(CE) - Condições sociais | pt_BR |
dc.subject | Menores de rua - Educação - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.title | Educação social: práticas pedagógicas em espaços não escolares: o caso do Projeto Ponte de Encontro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho, que aborda a temática da “educação social”, tem como objetivo investigar as características da prática pedagógica dos educadores sociais que utilizam a rua como espaço educativo, contribuindo na construção de políticas públicas de enfrentamento ao problema de crianças e adolescentes em situação de moradia nas ruas de Fortaleza. Adota-se a pesquisa qualitativa quanto à natureza dos dados e o estudo de caso, quanto ao procedimento de coleta, sendo que o projeto “Ponte de Encontro” da Prefeitura Municipal de Fortaleza foi escolhido para unidade investigativa e onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns educadores sociais, analisados documentos e feito acompanhamento do trabalho de campo. A discussão da análise dos dados aponta, por um lado, para a realização de uma prática pedagógica crítica, onde os educadores sociais conseguem construir com os educandos uma educação libertadora e autônoma e, por outro, uma prática pedagógica assistencialista ou salvacionista que é incapaz de promover mudanças significativas na vida dos educandos e ocultam as relações de poder, dominação e injustiça social do sistema capitalista. Revela, ainda, fragilidades nas políticas públicas, na rede de atendimento as crianças e adolescentes, na formação dos educadores sociais, na escola, na universidade e indica algumas possibilidades de se repensar a prática desses educadores sociais e de toda a sociedade. | pt_BR |
dc.title.en | Educación social: prácticas pedagógicas en los espacios de educación informal. El caso del proyecto Ponte de Encontro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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