Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31443
Type: | TCC |
Title: | Uma proposta de aula investigativa sobre convecção |
Authors: | Mourão, Matheus Fernandes |
Advisor: | Coelho, Afrânio de Araújo |
Keywords: | Ensino por investigação;Ensino de Física;Termodinâmica |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | MOURÃO, M. F. Uma proposta de aula investigativa sobre convecção. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A busca por novas metodologias de ensino tem sido alvo de pesquisas na área da educação. O processo de ensino/aprendizagem de ciências, hoje, vive um cenário de insatisfação e desinteresse. Visando mudar essa situação, o presente trabalho propõe o uso do ensino investigativo, que se trata de um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações problemas. O objetivo deste trabalho é avaliar como o ensino investigativo pode ser uma ferramenta para motivar e interessar os alunos em sua aprendizagem. Para isso, foi elaborado um plano de aula de Termodinâmica com uma abordagem investigativa, afim de que professores de Física possam usá-lo como base e, assim, possam introduzir o método investigativo no cotidiano de suas aulas. Também foi aplicado um questionário aos alunos afim de avaliar a proposta metodológica. O plano e o questionário foram aplicados em uma turma de Ensino Médio, localizada em uma escola no município de Fortaleza. Foi possível observar a participação ativa dos alunos na aula e a motivação dos mesmos com a demonstração investigativa. Os dados apresentados nesse trabalho corroboram as referências teóricas consultadas e demonstram que o objetivo do estudo foi alcançado. O ensino investigativo permite concluir que a motivação e o interesse estiveram presentes no momento da aplicação, provando que um ensino eficaz pode ser feito por meio dessa metodologia. |
Abstract: | The search for new teaching methodologies has been the target of research in the area of education. The process of teaching / learning science, today, lives a scenario of dissatisfaction and disinterest. Aiming to change this situation, the present work proposes the use of investigative teaching, which is a method that aims to stimulate students to think, question and discuss subjects in the classroom, through problem situations. The objective of this work is to evaluate how investigative teaching can be a tool to motivate and get the students interested in their learning. For that, a thermodynamics lesson planed with an investigative approach was elaborated, so that physics teachers can use it as a base and, thus, can introduce the investigative method in the daily life of their classes. A quiz was also applied to the students in order to evaluate the methodological proposal. The plan and the questionnaire were applied in a high school class, located in a school in the city of Fortaleza. It was possible to observe the active participation of the students in the class and the motivation of the students with the investigative demonstration. The data presented in this paper corroborate the bibliographic references consulted and demonstrate that the objective of the study was reached. Investigative teaching allows to conclude that motivation and interest were present at the time of application, proving that effective teaching can be done through this methodology. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31443 |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_mfmourao.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.