Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3118
Type: Dissertação
Title: Avaliação da aprendizagem: do discurso revelado à prática pedagógica um estudo de caso numa escola de ensino médio em Maracanaú-CE
Title in English: Evaluation of the learning: of the practical speech disclosed to pedagogical a study of case in a high school in Maracanaú-CE
Authors: Andrade, José Alexandre Leite de
Advisor: Leite, Raimundo Hélio
Keywords: Colégio Estadual Liceu de Maracanaú (CE) – Avaliação Escolar;Avaliação Escolar;Ensino Médio;Avaliação Pedagógica;Produtividade Escolar
Issue Date: 2010
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: ANDRADE, José Alexandre Leite de. Avaliação da aprendizagem: do discurso revelado à prática pedagógica um estudo de caso numa escola de ensino médio em Maracanaú-CE. 2010. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa teve como objetivo investigar e interpretar o sentido da avaliação e da prova como estratégias constitutivas do processo de ensino e aprendizagem a partir do discurso e da prática dos professores que lecionam na última etapa da Educação Básica no Colégio Estadual Liceu de Maracanaú. Buscou-se, também, saber se as práticas avaliativas se configuravam em um procedimento seguro e eficaz a serviço do processo de ensino e aprendizagem, além de identificar qual o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Investigou-se, ainda, quais as lacunas ou pontos de estrangulamento mais relevantes na elaboração e utilização da prova. Participaram do estudo 10 sujeitos, sendo três professores de cada uma das três áreas do conhecimento e a Coordenadora Pedagógica da escola. O Colégio Estadual Liceu de Maracanaú foi escolhido por oferecer somente o ensino médio; funcionar nos turnos: manhã, tarde e noite; ser possível acompanhar as atividades de sala de aula durante um determinado período; e possuir professores lotados somente em turmas de ensino médio. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada para a coleta de dados, os quais foram analisandos por meio da análise de conteúdos. Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa que utilizou como pressupostos teóricos os estudos fenomenológicos de Edmund Husserl. No tocante às concepções e práticas de avaliação, os resultados indicaram que em muitos momentos os professores retumbaram as influencias do paradigma da modernidade, cujos problemas mais evidentes foram: i) a sua significação como mensuração, em virtude da prioridade com que os aspectos quantitativos eram tratados; ii) a ênfase na avaliação de conteúdos objetivos, estáveis e memoráveis, revelados na elaboração das provas, uma influência do modelo positivista de ensino; e iii) a utilização de provas escritas e testes como as principais modalidades de avaliação. Foi observado, também, uma falta de conhecimento a respeito do significado da avaliação a qual fazia com que muitos professores atuassem de maneira equivocada ao avaliar seus alunos. Essa realidade ficou evidenciada na medida em que os professores elaboravam, aplicavam, corrigiam e atribuíam nota à prova e as devolviam aos alunos, afirmando que estavam avaliando. Ademais, constatou-se que embora os professores considerem positiva a implantação da organização por blocos de disciplinas semestrais, pelo fato da otimização e ampliação da prática pedagógica, ainda são encontradas lacunas que precisam ser preenchidas, visto que, os momentos de estudos, que seriam promovidos por meio de oficinas pedagógicas complementares para manter o conhecimento dos conteúdos das disciplinas não estudadas em um determinado semestre não estão ocorrendo. Concluímos que na escola pesquisada, os professores elaboram diversas questões de prova, sem conhecimento pleno de seu sentido. A elaboração e utilização de questões desprovidas de sentido, pouco contribui para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem, assim como não pode ser considerado um indicador seguro de que os alunos realmente aprenderam o que a escola e os professores planejaram.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3118
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_Dis_JALAndrade.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.