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dc.contributor.advisorBarreto, Sônia Pereira-
dc.contributor.authorPatrício, Francisca de Marilac de Souza-
dc.date.accessioned2012-07-09T12:38:51Z-
dc.date.available2012-07-09T12:38:51Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationPATRÍCIO, Francisca de Marilac de Souza . Letramento no campo: o rádio educativo em um assentamento da reforma agrária no Ceará. 2010. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3079-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectRádio escolapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação no Campopt_BR
dc.subjectEducational communicationpt_BR
dc.subjectRadio Schoolpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectRádio na educação - Santana(Monsenhor Tabosa,CE)pt_BR
dc.subjectComunicação de massa e educação - Santana(Monsenhor Tabosa,CE)pt_BR
dc.subjectAssentamentos humanos - Santana(Monsenhor Tabosa,CE)pt_BR
dc.subjectComunidade e escola - Santana(Monsenhor Tabosa,CE)pt_BR
dc.subjectEducação popular - Santana(Monsenhor Tabosa,CE)pt_BR
dc.subjectLetramento - Santana(Monsenhor Tabosa,CE)pt_BR
dc.titleLetramento no campo: o rádio educativo em um assentamento da reforma agrária no Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs sujeitos do campo são compreendidos pela sua força produtiva no que se refere ao trabalho braçal. Neste aspecto, são valorizados. Mas, essa valorização cessa quando esses mesmos sujeitos são confrontados com o trabalho intelectual. Nesta dissertação, parte-se do pressuposto de que o potencial intelectual desses sujeitos, se estimulado e desenvolvido, pode contribuir para o entendimento da sociedade sobre a vida e mesmo sobre a ciência, manifestando a sua sabedoria para que seja interpretada pelas instâncias em que a produção do conhecimento é validada. As distâncias geográficas que dificultam o acesso das pessoas às vias dessa categoria de conhecimento podem ser reduzidas pela apropriação dos meios tecnológicos da informação e da comunicação. Mesmo tecnologias mais antigas, como é o caso do rádio, podem servir de suporte à elaboração, tradução e veiculação dessa sabedoria, sobretudo se for articulada a outras mais recentes, como a internet. O texto apresenta um estudo sobre uma experiência do uso do rádio como uma ferramenta educativa no Assentamento Santana, no Ceará. Os estudantes e educadores de Santana conduzem a programação da radioescola, denominada Rádio Cultura de Santana, produzindo mensagens a partir da discussão de temáticas de interesse local. As fontes de informação para a produção dessas mensagens são acessadas por meio de entrevistas diretas com a comunidade do assentamento ou por meio de pesquisas pela internet. A comunidade participa da produção e da audição da programação, trocando saberes de naturezas distintas advindas da experiência interna e das fontes escritas vindas de outros espaços, disponíveis graças à interferência e adaptação tecnológica. A base teórica do texto tem como linha mestra a teoria de Paulo Freire que trata da comunicação dialógica, da leitura do mundo, da troca de saberes. Outros autores como Jesus Martin-Barbero, Adilson Citelli e Mário Kaplún são referências nas reflexões sobre a relação comunicação e educação, assim como Ângela Kleyman, Marcuschi e Magda Soares aportam conhecimentos nas reflexões sobre o letramento. A metodologia utilizada é a Pesquisa Participativa, cujos instrumentos de coleta de dados exigiu a participação ativa no cotidiano da comunidade por meio de entrevistas, observação in loco, pesquisa documental e análise das ações e depoimentos dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para transformações observáveis nos processos de aprendizagem e usos da leitura e da escrita, assim como alterações nas práticas pedagógicas dos educadores do assentamento.pt_BR
dc.title.enLetramento in the field: the educative radio in a nesting of the agrarian reformation in the Cearápt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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