Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30785
Type: | TCC |
Title: | Projeto político pedagógico e desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial na Escola Municipal Francisco José |
Authors: | Rocha, Maria Zilma Sampaio |
Advisor: | Souza, José Ribamar Furtado de |
Keywords: | Educação do campo;Desenvolvimento Sustentável |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | Rocha, M. Z. S.; Souza, J. R. F. (2014) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo do trabalho foi investigar o PPP da Escola Francisco José – Comunidade Caiçara – buscando perceber a visão da Comunidade Escolar para a Educação do Campo como forma de contribuir com as políticas públicas de Educação do Campo no Município de Canindé de acordo com as diretrizes do Programa Saberes da Terra – Pró-Jovem Campo. A pesquisa caminhou-se na tentativa de disseminar as informações colhidas nos seminários realizados na comunidade buscando provocar a implantação no módulo “Desenvolvimento Sustentável com Enfoque Territorial” no PPP da escola, e também uma breve apresentação dos módulos: Agricultura Familiar, Sistema de Produção, Cidadania e Economia Solidária .Na O Objetivo do trabalho foi investigar o PPP da Escola Francisco José – Comunidade Caiçara – consulta bibliográfica sobre a temática se percebeu a falta de conhecimento por parte dos professores e professoras sobre a Educação do Campo, principalmente na construção do PPP da escola, já que os mesmos ressaltaram nem ter conhecimento do que continha no documento. Portanto concluímos que a implantação dos módulos voltados para uma educação do e no campo na escola Francisco José caminha com muita timidez precisa de um processo formativo para transformar a matriz pedagógica. No decorrer do processo formativo a comunidade escolar está começando a acreditar que é possível uma construção de educação para o campo. Acredita-se que as questões pertinentes para a mudança da matriz pedagógica para os povos do campo são difíceis por envolverem vários aspectos sociais: atuação do CEPAM, formação dos professores, gestão escolar e o preconceito de se morar no campo. |
Description: | ROCHA, Maria Zilma Sampaio. Projeto político pedagógico e desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial na Escola Municipal Francisco José. 2014. 35f. TCC (Especialização), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização Pró Jovem do Campo - Saberes da Terra, Fortaleza (CE), 2014. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30785 |
Appears in Collections: | EECST - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_mzsrocha.pdf | 735,16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.