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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30785
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, José Ribamar Furtado de | - |
dc.contributor.author | Rocha, Maria Zilma Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T18:51:52Z | - |
dc.date.available | 2018-04-05T18:51:52Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Rocha, M. Z. S.; Souza, J. R. F. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30785 | - |
dc.description | ROCHA, Maria Zilma Sampaio. Projeto político pedagógico e desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial na Escola Municipal Francisco José. 2014. 35f. TCC (Especialização), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização Pró Jovem do Campo - Saberes da Terra, Fortaleza (CE), 2014. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.title | Projeto político pedagógico e desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial na Escola Municipal Francisco José | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo do trabalho foi investigar o PPP da Escola Francisco José – Comunidade Caiçara – buscando perceber a visão da Comunidade Escolar para a Educação do Campo como forma de contribuir com as políticas públicas de Educação do Campo no Município de Canindé de acordo com as diretrizes do Programa Saberes da Terra – Pró-Jovem Campo. A pesquisa caminhou-se na tentativa de disseminar as informações colhidas nos seminários realizados na comunidade buscando provocar a implantação no módulo “Desenvolvimento Sustentável com Enfoque Territorial” no PPP da escola, e também uma breve apresentação dos módulos: Agricultura Familiar, Sistema de Produção, Cidadania e Economia Solidária .Na O Objetivo do trabalho foi investigar o PPP da Escola Francisco José – Comunidade Caiçara – consulta bibliográfica sobre a temática se percebeu a falta de conhecimento por parte dos professores e professoras sobre a Educação do Campo, principalmente na construção do PPP da escola, já que os mesmos ressaltaram nem ter conhecimento do que continha no documento. Portanto concluímos que a implantação dos módulos voltados para uma educação do e no campo na escola Francisco José caminha com muita timidez precisa de um processo formativo para transformar a matriz pedagógica. No decorrer do processo formativo a comunidade escolar está começando a acreditar que é possível uma construção de educação para o campo. Acredita-se que as questões pertinentes para a mudança da matriz pedagógica para os povos do campo são difíceis por envolverem vários aspectos sociais: atuação do CEPAM, formação dos professores, gestão escolar e o preconceito de se morar no campo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EECST - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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