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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, José Ribamar Furtado de-
dc.contributor.authorRocha, Maria Zilma Sampaio-
dc.date.accessioned2018-04-05T18:51:52Z-
dc.date.available2018-04-05T18:51:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRocha, M. Z. S.; Souza, J. R. F. (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30785-
dc.descriptionROCHA, Maria Zilma Sampaio. Projeto político pedagógico e desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial na Escola Municipal Francisco José. 2014. 35f. TCC (Especialização), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização Pró Jovem do Campo - Saberes da Terra, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.titleProjeto político pedagógico e desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial na Escola Municipal Francisco Josépt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo do trabalho foi investigar o PPP da Escola Francisco José – Comunidade Caiçara – buscando perceber a visão da Comunidade Escolar para a Educação do Campo como forma de contribuir com as políticas públicas de Educação do Campo no Município de Canindé de acordo com as diretrizes do Programa Saberes da Terra – Pró-Jovem Campo. A pesquisa caminhou-se na tentativa de disseminar as informações colhidas nos seminários realizados na comunidade buscando provocar a implantação no módulo “Desenvolvimento Sustentável com Enfoque Territorial” no PPP da escola, e também uma breve apresentação dos módulos: Agricultura Familiar, Sistema de Produção, Cidadania e Economia Solidária .Na O Objetivo do trabalho foi investigar o PPP da Escola Francisco José – Comunidade Caiçara – consulta bibliográfica sobre a temática se percebeu a falta de conhecimento por parte dos professores e professoras sobre a Educação do Campo, principalmente na construção do PPP da escola, já que os mesmos ressaltaram nem ter conhecimento do que continha no documento. Portanto concluímos que a implantação dos módulos voltados para uma educação do e no campo na escola Francisco José caminha com muita timidez precisa de um processo formativo para transformar a matriz pedagógica. No decorrer do processo formativo a comunidade escolar está começando a acreditar que é possível uma construção de educação para o campo. Acredita-se que as questões pertinentes para a mudança da matriz pedagógica para os povos do campo são difíceis por envolverem vários aspectos sociais: atuação do CEPAM, formação dos professores, gestão escolar e o preconceito de se morar no campo.pt_BR
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