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Type: TCC
Title: Simulação da influência do excesso de carga e da temperatura na deformação permanente em revestimentos asfálticos
Title in English: Simulation of the influence of overload and temperature on asphalt rutting
Authors: Santos, Anthony Belo Vasconcelos
Advisor: Soares, Jorge Barbosa
Keywords: Deformação permanente;Ensaio uniaxial de carga repetida;Simulação;Sobrecarga Veicular
Issue Date: 2017
Citation: SANTOS, Anthony Belo Vasconcelos. Simulação da influência do excesso de carga e da temperatura na deformação permanente em revestimentos asfálticos. 2017. 77f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) − Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: A deformação permanente em revestimentos asfálticos é um defeito recorrente no cenário nacional, agravando-se por apresentar-se, muitas vezes, precocemente, já nas primeiras semanas ou meses após liberação do tráfego em rodovias recém-construídas. Dentre os motivos da ocorrência da citada falha, tem-se o excesso de carga ao qual está submetido o pavimento. A sobrecarga veicular, além de causar danos ao pavimento e, consequentemente, reduzir sua vida útil, é responsável por prejudicar a segurança de rodagem do conjunto mecânico de veículos de carga (eixos, freios, rolamentos ou motor). O excesso de carga tem sido problema recorrente, e não minimizado devido à baixa relação custo de multa de infrações por valor do frete praticado. A caracterização de uma mistura asfáltica ante a deformação permanente é prevista em normatização nacional. Entretanto, há uma necessidade de aprimoramento de técnicas já desenvolvidas para avaliação da deformação permanente visando representações das condições de sobrecarga em campo. Este trabalho visa avaliar os efeitos do excesso de carga na deformação permanente em misturas asfálticas por meio do ensaio uniaxial de carga repetida submetido a diferentes níveis de tensões. Também é incorporado nos experimentos duas diferentes temperaturas para os mesmos níveis de tensões, a fim de avaliar seus efeitos no comportamento da mistura. Encontrou-se uma baixa correlação entre os incrementos de tensões no ensaio uniaxial de carga repetida e o resultado de Flow Number. Este resultado mostrou-se sensível à variação de temperatura testada, com bom nível de correlação. Os ensaios e análises computacionais permitiram um melhor entendimento das condições de carregamento e de temperatura no comportamento da mistura asfáltica à deformação permanente.
Abstract: Rutting on asphalt pavements is a common distress in national highways, turning it into a major concern due to its early occurrence, often within the first weeks or months after traffic release. Among the reasons of rutting, one might mention the overload of heavy truck traffic. Such overload, besides damaging the pavement and consequently decreasing its life span, is responsible to decrease the overall safety of the mechanical integrity in vehicles (i.e. brakes, axis, bearing, truck or engine). Unfortunately, overload has been a common practice not mitigated by law enforcement. The characterization of a hot mixture asphalt with respect to rutting resistance does count with a national standard. However, there is room for improvement to evaluate rutting when overload occurs. This study aims to evaluate the effects of traffic overload on rutting of hot mixture asphalts by means of the uniaxial repeated load test under different levels of loads. Moreover, it is incorporated into the experiments and computational analysis the effects of temperature considering different environmental conditions. It was found a low correlation between the different loads at the uniaxial repeated load test and the FN. This parameter was found sensible to the temperature variation, presenting good levels of correlation. The tests and computational analysis provided a better understating about the load and temperature effects on asphalt rutting.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30437
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