Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30412
Tipo: Artigo de Evento
Título: Fotografia e representação: o retrato tensional da fotopintura
Autor(es): Lima, Alexandre Heverton Maia
Orientador: Paula, Silas José de
Palavras-chave: Modernidade;Fotografia;Retrato
Data do documento: 2013
Citação: LIMA, Alexandre Heverton Maia. Fotografia e representação: o retrato tensional da fotopintura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 34, Manaus, 4-7 set 2013. Anais... Manaus: Intercom, 2013
Resumo: A modernidade criou a fotografia e a inseriu no centro de representação de uma nova ordem social. O retrato fotográfico, nesse contexto, foi o instrumento de legitimação da ascensão burguesa oitocentista, simultaneamente ao processo de registro e representação de momentos únicos das classes populares. Aparentemente dicotômicos, as práticas fotográficas elitistas e populares têm mais em comum do que se imagina. Relacionam-se e influenciam entre si. A fotopintura, ao mesmo tempo fotografia e pintura, técnica e arte, pode ser um exemplo ilustrativo dessa troca.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30412
ISSN: 2175 4683
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_ahmlima.pdf185,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.