Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30412| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título: | Fotografia e representação: o retrato tensional da fotopintura |
| Autor(es): | Lima, Alexandre Heverton Maia |
| Orientador: | Paula, Silas José de |
| Palavras-chave: | Modernidade;Fotografia;Retrato |
| Data do documento: | 2013 |
| Citação: | LIMA, Alexandre Heverton Maia. Fotografia e representação: o retrato tensional da fotopintura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 34, Manaus, 4-7 set 2013. Anais... Manaus: Intercom, 2013 |
| Resumo: | A modernidade criou a fotografia e a inseriu no centro de representação de uma nova ordem social. O retrato fotográfico, nesse contexto, foi o instrumento de legitimação da ascensão burguesa oitocentista, simultaneamente ao processo de registro e representação de momentos únicos das classes populares. Aparentemente dicotômicos, as práticas fotográficas elitistas e populares têm mais em comum do que se imagina. Relacionam-se e influenciam entre si. A fotopintura, ao mesmo tempo fotografia e pintura, técnica e arte, pode ser um exemplo ilustrativo dessa troca. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30412 |
| ISSN: | 2175 4683 |
| Aparece nas coleções: | PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2013_eve_ahmlima.pdf | 185,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.