Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30246
Type: Artigo de Evento
Title: Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro
Authors: Bezerra, Glícia Maria Pontes
Keywords: Publicidade;Autorregulamentação;Conar
Issue Date: 2015
Citation: Bezerra, G. M. P. (2015)
Abstract in Brazilian Portuguese: A proposta do artigo é analisar o contexto de fundação do Conar e o início da autorregulamentação publicitária no Brasil. A pesquisa foi possibilitada pelo acesso a fontes bibliográficas e entrevistas, além de coleta de dados documentais registrados por publicações especializadas na área, como a Revista Propaganda e Negócio e o jornal Meio & Mensagem. Concluiu-se que a criação do Conar foi resultado de uma conjunção de fatores, tais como a consolidação do setor através do fortalecimento e criação de suas organizações corporativas, a resistência à censura praticada pela ditadura militar, a influência internacional, a reorganização corporativa do setor publicitário em torno do discurso antiestatizante recorrente no processo de reabertura democrática, além da receptividade do meio empresarial em relação à ideologia neoliberal, que começava a dar seus primeiros sinais no país.
Description: BEZERRA, Glícia Maria Pontes. Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30246
ISSN: 2175-4683
Appears in Collections:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_gmpbezerra.pdf381,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.