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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30236
Type: | Dissertação |
Title: | Semântica filosófica em Wittgenstein: Uma noção de significado nas investigações. |
Title in English: | Philosophical semantics in Wittgenstein: A notion of meaning in investigations. |
Authors: | Freitas, Edivaldo Simão de |
Advisor: | Carvalho, Joelma Marques de |
Keywords: | Wittgenstein;Filosofia da linguagem;Semântica filosófica;Significado;Nova imagem semântica;Philosophy of language;Philosophical semantics;Meaning;New semantic image |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | FREITAS, Edivaldo Simão de. Semântica filosófica em Wittgenstein: Uma noção de significado nas investigações. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este presente trabalho trata-se de um estudo que visa descrever as etapas por quais passou Wittgenstein para apresentar seu novo paradigma semântico filosófico nas Investigações Filosóficas (IF). Tais etapas centram-se nos seguintes eixos: (i) a crítica da imagem agostiniana da linguagem, com intuito de fundamentar a nova imagem linguística, bem como a nova imagem semântica; (ii) exposição do ensino ostensivo como prática pedagógica que fundamenta o aprendizado das palavras a partir do uso que fazemos delas; (iii) apreensão terminológica da palavra Bedeutung, classificando-a como termo fundamental para a semântica wittgensteiniana; (iv) exposição das categorias conceituais para a construção do seu novo modo de pensar acerca do significado, essas categorias são as seguintes: jogos de linguagem, semelhanças de família, formas de vida e seguimento de regras de uso. |
Abstract: | The following paper presents a study which aims to describe the stages Wittgenstein went through in order to present his new philosophical semantic paradigm in Philosophical Investigations (PI). Such stages are centered on the following axes: (i) the critique of the augustinian picture of language in order to base a new linguistic image as well as a new semantic image; (ii) exposition of ostensive teaching as a pedagogical practice which bases the learning of words on people's use of them; (iii) terminological apprehension of the word Bedeutung, classifying it as a fundamental term for wittgensteinian semantics; (iv) exposition of conceptual categories for the construction of a new way of thinking about meaning, these categories are as follow: language games, family resemblaces, forms of life and following rules. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30236 |
Appears in Collections: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
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