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dc.contributor.advisorCunha Júnior, Henrique Antunes-
dc.contributor.authorNunes, Cicera-
dc.date.accessioned2012-07-04T14:38:14Z-
dc.date.available2012-07-04T14:38:14Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationNUNES, Cicera. O reisado em Juazeiro do Norte e os conteúdos da história e cultura africana e afrodescente: uma proposta para a implementação da Lei nº 10.639/03. 2007. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2982-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectFolia de Reis - Juazeiro do Norte(CE)pt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - Estudo e ensino - Juazeiro do Norte(CE)pt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - História - Juazeiro do Norte(CE)pt_BR
dc.subjectCurrículos - Mudanças - Juazeiro do Norte(CE)pt_BR
dc.subjectNegros - Juazeiro do Norte(CE) - Usos e costumespt_BR
dc.subjectNegros - Juazeiro do Norte(CE) - Identidade étnicapt_BR
dc.subjectBrasil.[Lei N.10.639,de 9 de Janeiro de 2003pt_BR
dc.titleO Reisado em Juazeiro do Norte e os conteúdos da história e cultura africana e afrodescente: uma proposta para a implementação da Lei nº 10.639/03.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa visa discutir no município de Juazeiro do Norte-Ceará a importância da inclusão no currículo da educação básica da temática “História e Cultura Africana e Afrodescendente” a partir da implementação da Lei nº. 10.639/03. Levantamos momentos importantes da história brasileira onde os movimentos negros estiveram presentes manifestando-se contra o descaso do Poder Público com relação às questões que dizem respeito à população negra residente neste país. Esta conquista importante é resultado da mobilização e pressão desses movimentos que durante anos têm denunciado as distâncias que separam negros e brancos neste país. Deste modo, adentramos no universo desta cidade e região, trazendo elementos da história local que nos ajude a compreender como tem se dado a participação afrodescendente no desenvolvimento econômico e cultural, como também chamar a atenção dos/as educadores/as locais para o redimensionamento do trabalho na escola com as africanidades e afrodescendências fortemente presentes na região do Cariri Cearense. Constatamos que o sistema educativo não possui este levantamento, o que reforça a idéia de que a presença negra nesta região não foi significativa. Neste estudo, optamos pela análise dos Reisados Juazeirenses, por ser uma característica importante da região enfocada e que nos possibilita o reconhecimento dos valores civilizatórios africanos enquanto um legado histórico-cultural. Apontamos um caminho para a implementação da Lei nº. 10.639/03 a partir da utilização desta dança de matriz africana enquanto uma possibilidade de significar a identidade étnica dos afrodescendentes e promover o aprendizado da cultura. Consideramos que uma política de formação de professores que conte com a participação de universidades e dos demais órgãos responsáveis pela educação é urgente e necessária. Os vários fatos históricos e culturais levantados neste trabalho demonstram a necessidade de outros estudos que venham aprofundar as discussões em torno desta temática. O enfoque metodológico é a pesquisa participante fundamentada na história oral.pt_BR
dc.title.enThe Reisado in the Juazeiro do Norte-CE e os contents of the history and culture african and afrodescendant: a way for the implementation the Law number 10.639/03.pt_BR
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