Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2981
Type: | Tese |
Title: | Avaliação do ensino médio no Estado do Ceará: configurações, tendências políticas, demandas e efetivação das diretrizes curriculares nacionais: 2000-2008 |
Title in English: | Avaliación de la escuela secundaria en el estado de Ceará: configuración,opiniones políticas, demandas y realización de las directrices nacionalies:2000-2010das |
Authors: | Monteiro, Cleide Fernandes |
Advisor: | Lima, Marcos Antônio Martins |
Keywords: | Avaliação dos Sistemas de Ensino – Ceará ( 2000-2008);Avaliação das Políticas Educacionais – Ceará;Ensino Médio Profissionalizante – Ceará;Educação Profissional Integrada – Ceará;Educação de Jovens e Adultos – Ceará |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | http://www.teses.ufc.br |
Citation: | MONTEIRO, Cleide Fernandes. Avaliação do ensino médio no Estado do Ceará: configurações, tendências políticas, demandas e efetivação das diretrizes curriculares nacionais: 2000-2008. 2010. 161f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O estudo apresenta uma avaliação do ensino médio no Estado do Ceará, suas configurações, tendências políticas, demandas e efetivação das diretrizes curriculares nacionais. Trata de uma pesquisa descritiva em campo, na vertente qualiquantitativa, adotando o estudo de caso como procedimento metodológico na coorte inerente ao período 2000 a 2008. A trajetória metodológica reconceitua o ensino médio desde o Brasil-Colônia até a República Contemporânea, delineia a série histórica, mediante dados estatísticos oficiais, informações da realidade do ensino médio cearense coletadas por meio de questionário e entrevistas. Constatou-se que essa modalidade de ensino recebeu terminologias diversas, refletindo um ensino dicotomizado, isto é, conhecimento intelectual para o segmento social privilegiado socioeconomicamente e conhecimento profissional para os estudantes menos afortunados. As políticas públicas para o ensino médio na primeira década do terceiro milênio apontam para o redimensionamento desta dicotomia socioeducativa, uma vez que incrementa ao sistema escolar parâmetros e diretrizes curriculares capazes de promover um ensino médio de qualidade direcionado ao engajamento profissional, tecnológico e humanístico do educando brasileiro. |
Abstract in Spanish: | El estudio presenta una evaluación de la escuela secundaria en el estado de Ceará, la configuración, opiniones políticas, las demandas y la realización de las directrices nacionales de planes de estudios. Este es un campo de carácter descriptivo, en el presente estudio cuali-cuantitativa, adoptando el caso como un procedimiento metodológico inherentes al período de cohorte de 2000 a 2008. La metodología de re-conceptualizar la escuela de Brasil a la República Contemporáneo de Colonia expone la serie de estadísticas oficiales, la información de la realidad de la escuela Ceará recogida a través de un cuestionario y entrevistas. Se constató que este tipo de educación que reciben una terminología diferente, lo que refleja una mayor dicotomía, es decir, el conocimiento intelectual en el segmento privilegiado de la sociedad los conocimientos económicos y profesionales a los estudiantes que son menos afortunados. Las políticas públicas de educación secundaria en la primera década del tercer milenio a punto de la dicotomía de la socio-escala, ya que los aumentos en los parámetros del sistema escolar y orientaciones curriculares que pueden promover el compromiso de una escuela de calidad impulsada profesional, tecnológica y humanística de los estudiantes Brasil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2981 |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_Tese_CFMonteiro.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.