Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29225
Tipo: | TCC |
Título: | Dificuldades na aprendizagem da matemática: um estudo com as educandas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 2º ao 5º ano no Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa em Aquiraz/CE |
Autor(es): | Nascimento, Maria Graciene Sousa do |
Orientador: | Barbosa, Maria José |
Palavras-chave: | Dificuldade;Matemática;Educador |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | Nascimento, M. G. S.; Barbosa, M. J. (2012) |
Resumo: | A presente monografia teve como objetivo geral identificar as dificuldades no ensino da matemática apresentadas pelas educandas da Educação de Jovens e Adultos do 2º ao 5º ano do Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa. Partiu-se da premissa que a educação é um direito de todos e a EJA deve integrar esses cidadãos na sociedade, garantindo o direito à educação de qualidade, ainda que em rede pública. Kooro e Lopes (2012) postularam que a matemática é uma atividade social complexa, cujo ensino se pretende atender a múltiplas necessidades, porém dificilmente o professor admite que a formação matemática deva cobrir, em primeiro lugar, necessidades sociais. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e qualitativa através de questionários semi estruturados com as detentas educandas , onde foram identificadas as seguintes categorias: motivos do abandono dos estudos, leitura e escrita, gosto pelo estudo da matemática, conhecimento dos sinais das operações fundamentais, dificuldade na aprendizagem da matemática, significância do ensino em sala para a vida fora da escola e a categoria o que facilitaria sua aprendizagem no ensino da matemática. Concluiu-se que o educador, tem papel fundamental no desenvolvimento do educando, pois deve ensinar conceitos novos que venham a ampliar os campos da significação comum do cotidiano, mas sem apresentar um em detrimento do outro. As atividades pedagógicas não devem trabalhar com a ideia de que um seja superior ao outro. Para isso, devem ser pensadas novas formas de ensinar e de organizar os conteúdos escolares. |
Descrição: | NASCIMENTO, Maria Graciene Sousa do. Dificuldades na aprendizagem da matemática: um estudo com as educandas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 2º ao 5º ano no Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa em Aquiraz/CE. 2012. 53f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29225 |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mgsnascimento.pdf | 743,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.