Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria José-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Graciene Sousa do-
dc.date.accessioned2018-01-25T17:23:52Z-
dc.date.available2018-01-25T17:23:52Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNascimento, M. G. S.; Barbosa, M. J. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29225-
dc.descriptionNASCIMENTO, Maria Graciene Sousa do. Dificuldades na aprendizagem da matemática: um estudo com as educandas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 2º ao 5º ano no Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa em Aquiraz/CE. 2012. 53f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDificuldadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducadorpt_BR
dc.titleDificuldades na aprendizagem da matemática: um estudo com as educandas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 2º ao 5º ano no Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa em Aquiraz/CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente monografia teve como objetivo geral identificar as dificuldades no ensino da matemática apresentadas pelas educandas da Educação de Jovens e Adultos do 2º ao 5º ano do Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa. Partiu-se da premissa que a educação é um direito de todos e a EJA deve integrar esses cidadãos na sociedade, garantindo o direito à educação de qualidade, ainda que em rede pública. Kooro e Lopes (2012) postularam que a matemática é uma atividade social complexa, cujo ensino se pretende atender a múltiplas necessidades, porém dificilmente o professor admite que a formação matemática deva cobrir, em primeiro lugar, necessidades sociais. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e qualitativa através de questionários semi estruturados com as detentas educandas , onde foram identificadas as seguintes categorias: motivos do abandono dos estudos, leitura e escrita, gosto pelo estudo da matemática, conhecimento dos sinais das operações fundamentais, dificuldade na aprendizagem da matemática, significância do ensino em sala para a vida fora da escola e a categoria o que facilitaria sua aprendizagem no ensino da matemática. Concluiu-se que o educador, tem papel fundamental no desenvolvimento do educando, pois deve ensinar conceitos novos que venham a ampliar os campos da significação comum do cotidiano, mas sem apresentar um em detrimento do outro. As atividades pedagógicas não devem trabalhar com a ideia de que um seja superior ao outro. Para isso, devem ser pensadas novas formas de ensinar e de organizar os conteúdos escolares.pt_BR
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_mgsnascimento.pdf743,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.