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dc.contributor.advisorSousa Junior, Justino de-
dc.contributor.authorCastro, Júlia Kilme Gama de-
dc.date.accessioned2018-01-24T15:06:05Z-
dc.date.available2018-01-24T15:06:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCastro, J. K. G.; Sousa Junior, J. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29196-
dc.descriptionCASTRO, Júlia Kilme Gama de. A práxis político-pedagógica do movimento nacional de catadores de materiais recicláveis – MNCR. 2017. 168f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis research establishes as an object of analysis the working situation and political formation of the collectors of recyclable materials. It aims to analyze aspects related to productive praxis and political-educational praxis in order to understand the process of organization and training of these workers as subjects of social transformation. The scavengers, even as informal workers, are in the orbit of capitalist production, producing surplus value from recyclables and constituting a super-exploited portion of the labor force. The phenomenon of garbage as a commodity, linked to the transformations of the world of labor and to the mutations of capitalism, places the work of collect as an abstract work in the dynamics of the productive chain of recycling. These workers represent in Brazil a workforce of more than one million people, organized in the National Movement of Collectors of Recyclable Materials (MNCR). This grassroots labor movement carries out its own political-pedagogical project of training its members, empowering them both for self-management work and for political militancy. The political-pedagogical program of the MNCR points to a critical formation, resistance and overcoming the capitalist mode of production. Taking as a starting point the postulate of the educational principle of work and praxis, especially the political-educational praxis, this research proposes a theoretical and documentary investigation of the process of organization and formation undertaken by the Movement that consists in the self-transformation of recyclable material collectors of category that composes one of the layers more exploited and disqualified professionally in important subjects of the social transformation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação políticapt_BR
dc.subjectTrabalho com o lixopt_BR
dc.titleA práxis político-pedagógica do movimento nacional de catadores de materiais recicláveis – MNCRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa institui como objeto de análise a situação de trabalho e formação política dos trabalhadores que constituem a base do setor econômico da indústria dos materiais recicláveis: os catadores. Pretende analisar aspectos relacionados à práxis produtiva e à práxis político-educativa no sentido de compreender o complexo e rico processo de organização e formação desses trabalhadores como sujeitos ativos da transformação social. Os catadores de materiais recicláveis compõem uma parcela significativa da força de trabalho ocupada em países periféricos e semiperiféricos. No Brasil, essa força de trabalho é constituída por mais de um milhão de trabalhadores, organizados e representados politicamente pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Dentre as várias frentes de atuação política, este movimento trabalhista de base popular executa um projeto político-pedagógico próprio de formação de seus associados, capacitando-os tanto para o trabalho autogestionário como para a militância política. O Programa político-pedagógico que norteia tais ações educativas aponta para uma formação crítica, de resistência e superação do modo de produção capitalista. No entanto, os catadores, mesmo em suas relações informais de trabalho, encontram-se na órbita da produção capitalista, produzindo valor excedente a partir dos materiais recicláveis e constituindo uma parcela super explorada da força de trabalho. O fenômeno do lixo como mercadoria, vinculado às transformações do mundo do trabalho e às mutações do capitalismo, situa o trabalho de catação como um trabalho abstrato na dinâmica da cadeia produtiva de reciclagem. Neste contexto, tomando como ponto de partida o postulado do princípio educativo do trabalho e da práxis – tendo em conta a relação estabelecida entre o sujeito e seu trabalho e o caráter (trans)formador das atividades práticas em geral, especialmente da práxis político-educativa -, esta pesquisa empreende uma investigação teórica, histórica e documental do processo de organização e auto transformação dos catadores de materiais recicláveis de categoria que compõe uma das camadas mais exploradas e desqualificadas profissionalmente em importantes sujeitos da transformação social.pt_BR
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