Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29013
Tipo: TCC
Título : A perspectiva dos discentes do curso de pedagogia da UFC sobre sua formação para o uso das tecnologias da informação e da comunicação
Autor : Martins, Maria Izabel Gaspar
Tutor: Torres, Antonia Lis de Maria Martins
Palabras clave : Formação inicial;Prática docente;Tecnologia digital de informação e comunicação;Teaching practice;Initial training
Fecha de publicación : 2016
Citación : MARTINS, Maria Izabel Gaspar. A perspectiva dos discentes do curso de pedagogia da UFC sobre sua formação para o uso das tecnologias da informação e da comunicação. 2016. 61f.- TCC (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.
Resumen en portugués brasileño: As recentes transformações da sociedade propiciadas pela familiarização com as tecnologias digitais atingem a escola e o trabalho dos pedagogos e professores, criando novas exigências que alteram o papel desses profissionais (LIBÂNEO, 2003). A partir deste contexto, buscamos compreender a relação estabelecida entre as referidas tecnologias com a formação docente inicial no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Com a realização desta pesquisa, pretendeu-se analisar a percepção dos discentes sobre sua formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A investigação ocorreu ancorando-se em procedimentos metodológicos descritivos, a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foram aplicados 20 questionários, abordando questões objetivas e subjetivas. Buscou-se analisar os dados relacionando-os com a literatura produzida acerca do tema. De todo modo, o presente trabalho nos permitiu constatar que os discentes têm uma percepção negativa sobre sua formação para o uso das TDIC, consideram-na insuficiente em relação aos aspectos pedagógicos, como a formação dos professores da universidade, e sobre a forma que o tema é abordado; os aspectos físicos também interferem (a falta de espaços e equipamentos ou a não conservação dos mesmos). Logo, o estudo apontou que a formação oferecida pelo/no curso não os torna preparados e seguros para atuar profissionalmente usando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Abstract: The recent transformations of society brought about by familiarization with digital technologies affect the school and the work of educators and teachers, creating new demands, altering the role of these professionals (LIBÂNEO, 2003). From this context we seek to understand the relationship established between those technologies with the teacher training in the pedagogy course in the Faculty of Education- FACED/UFC. With this research aimed to analyze the perception of students about their training for the use of Digital Technologies of Information and Communication- TDIC. The research was based on descriptive methodological procedures, from a quantitative and qualitative approach and bibliographic research.Twenty questionnaires were applied, addressing objective and subjective questions. We sought to analyze the data relating them with the literature produced on the subject. In any case, the present study allowed us to conclude that students have a negative perception of their training for the use of the TDIC, the expression on insufficient in relation to pedagogical aspects such as the formation of the university professors and about the way that the theme is approached; the physical aspects also interfere (the lack of spaces and equipment or non conservation of same).Consequently, the study showed that training offered by/in the course does not make them ready and safe to act professionally using digital technologies of information and communication.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29013
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_tcc_migmartins.pdf991,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.