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Tipo: Tese
Título : Óh! Fui eu que fiz!: a saga de jovens cosplayers e seus fazeres educativos
Autor : Almeida, Nadja Rinelle Oliveira de
Tutor: Sales, Celecina de Maria Veras
Palabras clave : Juventudes;Cosplay;Fazeres juvenis;Performance;Experiência;Educação;Youth;Cosplay;Teenager's ability;Performance;Experience;Education
Fecha de publicación : 2017
Citación : Almeida, N. R. O.; Sales, C. M . V. (2017)
Resumen en portugués brasileño: Esta tese é uma etnografia dos fazeres juvenis elaborados e vivenciados pelos/as jovens cearenses ao produzirem e atuarem com um cosplay. Na busca de compreender esses fazeres, foram acompanhados 10 jovens em seus percursos cotidianos e em eventos (SANA), no período de 2014 a 2016. Os suportes teóricos da tese foram: Certeau (1995; 2013), Nunes (2015), Ortiz (2007; 2009), Deleuze e Guatarri (1997), Turner (2013), Schechner (2012), Pais (2003; 2005; 2006), Ferreira (2016), Louro (2003; 2008a), Larrosa (2016), Sales (2014; 2016a), Joca (2013) dentre outros. Esses/as jovens cosplayers estão inseridos em uma cultura pop que é multitemática e traz para as suas performances uma diversidade de personagens e histórias para customizarem esses fazeres que partem da escolha desses personagens para entrar em cena e aos fazeres das mãos que customizam a roupa e os acessórios. Ao atuarem como cosplayer no Ceará, eles/as têm referências de uma cena cosplayer apresentada em outros estados brasileiros, em outros países como o Japão e os Estados Unidos, no entanto, conseguem tecer suas maneiras de ser cosplayer, simbolizados em suas atuações, mas principalmente nos fazeres das mãos, produzidos no cosplay e em todos os seus acessórios. Nesse processo de atuação como cosplayer, os/as jovens elaboram fazeres ritualizados e performáticos para adentrar e se fixar na cena cosplayer. Vivenciam seus ritos de iniciação, e nesse processo buscam ser aceitos pelos/as cosplayers que já atuam em cena, assim como pelos grupos. Na performance desses personagens, rompem com os marcadores de gênero homem/mulher para corresponderem as suas preferências de como querem se apresentar nos palcos. Por fim, desde a escolha do personagem, o conhecimento da sua história, as performances que deverão ser elaboradas à customização do cosplay e dos acessórios, eles/as anunciam diversas experiências de aprendizagem, seja com o corpo ao usar as mãos para customizarem suas roupas e demarcarem as suas habilidades e criatividades, seja em suas performances ao se prepararem para estar em cena. Todos esses fazeres promovem nos/as jovens a capacidade de mudar a sua realidade juvenil e tecer enredos que vão compor as suas sagas juvenis dentro e fora do universo cosplay.
Abstract: The present thesis is result of an ethnography of juveniles activities elaborated and lived by young people from Ceara, by producting and acting as cosplayers. Looking for comprehend these activities, were followed ten teenagers during their daily routines in events (SANA), during the period of 2014 to 2016. The theorical supports of the thesis were: Certeau (1995, 2013); Nunes (2015); Ortiz (2007, 2009); Deleuze e Guatarri (1997); Turner (2013); Schechner (2012); Pais (2003, 2005, 2006); Ferreira (2016); Louro (2003, 2008a); Larrosa (2016); Sales (2014, 2016a); Joca (2013), among others. These young cosplayers were insert on a pop culture, which is multitemática and bring to their performances a diversity of caracthers and stories to customize their perform, since the chose of the caracther to present until they customize clothes and accessories. By acting as cosplayers at Ceará, they have references of a cosplayer scene presented on other brasilian states and other countries, like Japan and the USA, however, they can make their own maners of being cosplayer, simbolyzed in their actuations, but, mainly, on the handmades things, producted on the cosplay and all of their accessories. During these process of acting as cosplayer, the teenagers elaborate ritualized and performative acts to get into the cosplayer scene. They live their initiation rites and, by this way, search for acceptance by cosplayers that already are acting on the scene, as well as by the groups. On these caractheres performance, they break with the gender idea for man/women to correspond to their on preferences of how they want to present themselves on stage. By the end, the the choice of the character and the knowledge of its history, passing throught performances that may be elaborated to the customization of the cosplay and its accessories, they announce many knowledge experiences, like with the body, by using their own hands to customize the clothes and demarcate your skills and creativity, by preparing themselves to be on scene. All of these points promote the teenager's ability to change their youthful reality and weave plots that will compose their young sagas inside and outside the cosplayer universe.
Descripción : ALMEIDA, Nadja Rinelle Oliveira de. “Óh! Fui eu que fiz!”: a saga de jovens cosplayers e seus fazeres educativos. 2017. 213f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29004
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

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