Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28830
Type: TCC
Title: Travessia de pedestres em interseções semaforizadas: comparação entre as modelagens do HCM 2010 e do VISSIM 9
Title in English: Crossing of pedestrians at signalized intersections: comparison between HCM 2010 and VISSIM 9 modeling
Authors: Pinto, Davi Garcia Lopes
Advisor: Castro Neto, Manoel Mendonça de
Keywords: Modelagem de pedestres;Modelo de força social;Interseções semaforizadas;Medidas de desempenho;Nível de serviço
Issue Date: 2017
Citation: PINTO, Davi Garcia Lopes. Travessia de pedestres em interseções semaforizadas: comparação entre as modelagens do HCM 2010 e do VISSIM 9. 2017. 75f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nos últimos anos, tem-se observado um gradual crescimento no uso de meios alternativos de transporte (transporte público, bicicleta, transporte a pé), em detrimento do modo motorizado individual (carro). Essa tendência vem ao encontro da necessidade das grandes cidades em reduzir os impactos causados pelo número excessivo de veículos automotores em circulação. Portanto, um conhecimento mais aprofundado acerca do comportamento dos pedestres em uma rede de tráfego mostra-se essencial nesse cenário. As ferramentas de modelagem comportamental de pedestres surgem como importantes ferramentas para avaliação da qualidade do serviço ofertado a esse modo de transporte. Nesse trabalho, realizou-se um estudo de caso para avaliar a eficiência de dois dos modelos mais difundidos na comunidade acadêmica para modelagem de pedestres: o método proposto pelo HCM 2010 para determinação do atraso e nível de serviço em interseções semaforizadas e o modelo de simulação microscópica de pedestres do VISSIM 9. Realizou-se uma análise comparativa dos tempos de espera gerados por esses dois modelos em uma interseção semaforizada, localizada na avenida Bezerra de Menezes, na cidade de Fortaleza. Após a aplicação dos dois modelos, observou-se que o modelo proposto pelo HCM 2010, mais simples, apresentou erros percentuais maiores do que o VISSIM 9 quando se compararam os resultados das duas metodologias com as medidas coletadas em campo. Portanto, pode-se dizer que a metodologia proposta pelo HCM 2010 cabe em cenários que apresentem pouca complexidade com relação ao comportamento dos pedestres. Em contrapartida, o VISSIM 9, que utiliza o modelo comportamental de força social oferece maior flexibilidade para a representação de diferentes comportamentos dos pedestres, sendo, assim, a ferramenta mais adequada para a simulação de situações mais complexas, em que a diferença comportamental dos pedestres cause impacto nas medidas de desempenho analisadas.
Abstract: In recent years, there has been a gradual increase in the use of alternative means of transport (public transport, bicycle, walking), rather than individual motorized mode (car). This tendency meets the need of large cities to reduce the impacts caused by the excessive number of motor vehicles in circulation. Therefore, in this scenario, a deeper understanding of the behavior of pedestrians in a traffic network is essential. Pedestrian behavioral modeling tools come as important assets to evaluate the quality of the service offered to this mode of transportation. In this work, a case study was carried out to evaluate the efficiency of two of the most widespread models in the academic community for modeling pedestrians: the method proposed by HCM 2010, to determine the delay and level of service for signalised intersections and the microscopic simulation using the software VISSIM 9. A comparative analysis of the waiting times generated by these two models was carried out at a traffic signal intersection, located in Bezerra de Menezes avenue, in the city of Fortaleza. After the application of the two methodologies, it was observed that the model proposed by the HCM 2010 presented higher percentual errors than VISSIM when compared with the measurements collected in the field. Therefore, it can be said that the methodology proposed by the HCM 2010 fits into scenarios that present less complexity regarding the behavior of the pedestrians. On the other side, VISSIM 9, which uses the social force model, offers greater flexibility for the representation of different pedestrian behaviors and it is, therefore, the most appropriate tool for simulating more complex situations, in which the difference in pedestrian behavioral will impact the performance measures analyzed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28830
Appears in Collections:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_dglpinto.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.