Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2848
Type: Dissertação
Title: O alinhamento estratégico da tecnologia de informação na Universidade Federal do Ceará
Title in English: The strategical alignment of the technology of information in the Universidade Federal do Ceará
Authors: Rodrigues, Sandra Maria Coelho
Advisor: Machado, Javam de Castro
Keywords: Alinhamento Estratégico;Tecnologia da Informação;Gestão Estratégica Instituições de Ensino Superior;Strategic Alignment;Information Technology;Strategic Management;Higher Education Institutions;Sistemas de recuperação da informação;Sistema de informação gerencial;Sistemas de Computação
Issue Date: 2009
Publisher: http://www.teses.ufc.
Citation: RODRIGUES, Sandra Maria Coelho. O alinhamento estratégico da tecnologia de informação na Universidade Federal do Ceará. 2009. 194 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2009.
Abstract in Brazilian Portuguese: Na gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior (IES), a Tecnologia da Informação (TI) é um aspecto fundamental cuja efetiva aplicação requer o alinhamento com as estratégias de negócio. Este trabalho tem como principal objetivo diagnosticar o alinhamento estratégico (AE) da TI e das áreas de negócio numa IES. O modelo conceitual foi elaborado a partir de uma revisão da literatura sobre o tema de AE e, em especial, aqueles relacionados à gestão estratégica em IES. O modelo SAMM (Strategic Alignment Maturity Model) serviu de base para a investigação, que combinou aspectos quantitativos e qualitativos dentro de um estudo de caso exploratóriodescritivo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para a coleta dos dados primários, foi desenvolvido um questionário eletrônico, sendo respondido por 82 gestores universitários, a saber: próreitores, coordenadores, diretores, superintendentes e chefes de unidades acadêmicas. Os resultados obtidos não só permitiram a identificação de um baixo nível de maturidade quanto ao AE na UFC como possibilitaram a análise dos fatores que atuam no processo, principalmente em relação às práticas facilitadoras e inibidoras. A pesquisa evidencia a necessidade de dirigir a atenção dos gestores para alguns desses fatores que podem se traduzir em oportunidades para a melhoria do processo.
Abstract: In the strategic management of Higher Education Institutions (HEIs), the Information Technology (IT) is a fundamental aspect whose effective application requires alignment with business strategies. The aim of this work is mainly to describe the alignment process of Information Technology and business areas in HEIs based on the application of the model developed by Jerry Luftman - SAMM (Strategic Alignment Maturity Model). The conceptual model was developed from a review of the literature on the subject of alignment with IT and business strategies and in particular, those related to strategic management in HEIs. We opted for an investigation combining quantitative and qualitative aspects in a descriptive exploratory case study at the Federal University of Ceará (UFC). To collect the primary data, we developed an electronic questionnaire, which was answered by 82 university administrators, namely: pro-rectors, engineers, principals, superintendents and heads of academic units. The results obtained, not only allowed the identification of a low level of maturity concerning the alignment with the IT and business strategies of the UFC but they also made possible the analysis of the factors that affect the process, especially as regards such facilitating and inhibiting practices. The research highlights the need to direct the attention of managers to some of these factors which can be translated into opportunities for the improvement of the process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2848
Appears in Collections:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_dis_SMCRodrigues.pdf2,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.