Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2848
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMachado, Javam de Castro-
dc.contributor.authorRodrigues, Sandra Maria Coelho-
dc.date.accessioned2012-06-25T12:52:44Z-
dc.date.available2012-06-25T12:52:44Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sandra Maria Coelho. O alinhamento estratégico da tecnologia de informação na Universidade Federal do Ceará. 2009. 194 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2848-
dc.description.abstractIn the strategic management of Higher Education Institutions (HEIs), the Information Technology (IT) is a fundamental aspect whose effective application requires alignment with business strategies. The aim of this work is mainly to describe the alignment process of Information Technology and business areas in HEIs based on the application of the model developed by Jerry Luftman - SAMM (Strategic Alignment Maturity Model). The conceptual model was developed from a review of the literature on the subject of alignment with IT and business strategies and in particular, those related to strategic management in HEIs. We opted for an investigation combining quantitative and qualitative aspects in a descriptive exploratory case study at the Federal University of Ceará (UFC). To collect the primary data, we developed an electronic questionnaire, which was answered by 82 university administrators, namely: pro-rectors, engineers, principals, superintendents and heads of academic units. The results obtained, not only allowed the identification of a low level of maturity concerning the alignment with the IT and business strategies of the UFC but they also made possible the analysis of the factors that affect the process, especially as regards such facilitating and inhibiting practices. The research highlights the need to direct the attention of managers to some of these factors which can be translated into opportunities for the improvement of the process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.pt_BR
dc.subjectAlinhamento Estratégicopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectGestão Estratégica Instituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectStrategic Alignmentpt_BR
dc.subjectInformation Technologypt_BR
dc.subjectStrategic Managementpt_BR
dc.subjectHigher Education Institutionspt_BR
dc.subjectSistemas de recuperação da informaçãopt_BR
dc.subjectSistema de informação gerencialpt_BR
dc.subjectSistemas de Computaçãopt_BR
dc.titleO alinhamento estratégico da tecnologia de informação na Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior (IES), a Tecnologia da Informação (TI) é um aspecto fundamental cuja efetiva aplicação requer o alinhamento com as estratégias de negócio. Este trabalho tem como principal objetivo diagnosticar o alinhamento estratégico (AE) da TI e das áreas de negócio numa IES. O modelo conceitual foi elaborado a partir de uma revisão da literatura sobre o tema de AE e, em especial, aqueles relacionados à gestão estratégica em IES. O modelo SAMM (Strategic Alignment Maturity Model) serviu de base para a investigação, que combinou aspectos quantitativos e qualitativos dentro de um estudo de caso exploratóriodescritivo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para a coleta dos dados primários, foi desenvolvido um questionário eletrônico, sendo respondido por 82 gestores universitários, a saber: próreitores, coordenadores, diretores, superintendentes e chefes de unidades acadêmicas. Os resultados obtidos não só permitiram a identificação de um baixo nível de maturidade quanto ao AE na UFC como possibilitaram a análise dos fatores que atuam no processo, principalmente em relação às práticas facilitadoras e inibidoras. A pesquisa evidencia a necessidade de dirigir a atenção dos gestores para alguns desses fatores que podem se traduzir em oportunidades para a melhoria do processo.pt_BR
dc.title.enThe strategical alignment of the technology of information in the Universidade Federal do Cearápt_BR
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_dis_SMCRodrigues.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.