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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Experiência e performance na escrita de Al Berto: uma leitura de Lunário (1988) pela autoficção
Título en inglés: Experience and performance in Al Berto's writing: a reading of Lunário (1988) through autofiction
Autor : Martines, André Luiz Russignoli
Palabras clave : Autoficção;Al Berto;Lunário;Autofiction
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Revista Entrelaces
Citación : MARTINES, André Luiz Russignoli. Experiência e performance na escrita de Al Berto: uma leitura de Lunário (1988) pela autoficção. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 9, p. 146-161, jan./jun. 2017.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo tem por objetivo geral fazer uma leitura crítica da obra do escritor português Al Berto (1948-1997) no bojo teórico das “Escritas de si”, de modo a propor uma análise que ultrapasse a perspectiva autobiográfica, a fim de problematizar a relação entre biografia e ficção. Trata-se, contudo, de uma análise da ficção Lunário (1988) a partir das discussões teóricas em torno do conceito de autoficção, tal como o define Diana Klinger (2012). Promove-se, portanto, uma reflexão crítico-teórica sobre o sujeito da escrita, a qual resulta em questionamentos acerca das experiências dos sujeitos e personagens representados, bem como do caráter performático que a obra de Al Berto enseja. Sendo assim, compreende-se que tanto a biografia quanto a ficção entrelaçam-se na obra do escritor português, uma vez que as categorias de sujeito e performance, após a crítica filosófica moderna, só podem ser compreendidas doravante pelos signos do descentramento, da hibridização e da heterogeneidade.
Abstract: This article has as its general objective to promote a critical reading of the writing of the Portuguese writer Al Berto (1948-1997) in the theoretical bulge of the "Writings of the Self”, in order to propose an analysis that surpasses the autobiographical perspective, to problematize the relationship between biography and fiction. It is, however, an analysis of the Lunário (1988) from the theoretical discussions around the concept of autofiction, as it is defined by Diana Klinger (2012). Therefore, it’s promoted a critical-theoretical reflection on the subject, which results in questions about the subjects and characters represented, as well as about the performative aspect that Al Berto's writing entails. Thus, it is understood that biography and fiction intertwine in the work of the Portuguese writer, since the categories of subject, identity and performance, after modern philosophical criticism, can only now be understood by the signs of decentration, hybridization and heterogeneity.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28323
ISSN : 1980-4571 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

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