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dc.contributor.authorMartines, André Luiz Russignoli-
dc.date.accessioned2017-12-06T18:11:57Z-
dc.date.available2017-12-06T18:11:57Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMARTINES, André Luiz Russignoli. Experiência e performance na escrita de Al Berto: uma leitura de Lunário (1988) pela autoficção. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 9, p. 146-161, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28323-
dc.description.abstractThis article has as its general objective to promote a critical reading of the writing of the Portuguese writer Al Berto (1948-1997) in the theoretical bulge of the "Writings of the Self”, in order to propose an analysis that surpasses the autobiographical perspective, to problematize the relationship between biography and fiction. It is, however, an analysis of the Lunário (1988) from the theoretical discussions around the concept of autofiction, as it is defined by Diana Klinger (2012). Therefore, it’s promoted a critical-theoretical reflection on the subject, which results in questions about the subjects and characters represented, as well as about the performative aspect that Al Berto's writing entails. Thus, it is understood that biography and fiction intertwine in the work of the Portuguese writer, since the categories of subject, identity and performance, after modern philosophical criticism, can only now be understood by the signs of decentration, hybridization and heterogeneity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoficçãopt_BR
dc.subjectAl Bertopt_BR
dc.subjectLunáriopt_BR
dc.subjectAutofictionpt_BR
dc.titleExperiência e performance na escrita de Al Berto: uma leitura de Lunário (1988) pela autoficçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem por objetivo geral fazer uma leitura crítica da obra do escritor português Al Berto (1948-1997) no bojo teórico das “Escritas de si”, de modo a propor uma análise que ultrapasse a perspectiva autobiográfica, a fim de problematizar a relação entre biografia e ficção. Trata-se, contudo, de uma análise da ficção Lunário (1988) a partir das discussões teóricas em torno do conceito de autoficção, tal como o define Diana Klinger (2012). Promove-se, portanto, uma reflexão crítico-teórica sobre o sujeito da escrita, a qual resulta em questionamentos acerca das experiências dos sujeitos e personagens representados, bem como do caráter performático que a obra de Al Berto enseja. Sendo assim, compreende-se que tanto a biografia quanto a ficção entrelaçam-se na obra do escritor português, uma vez que as categorias de sujeito e performance, após a crítica filosófica moderna, só podem ser compreendidas doravante pelos signos do descentramento, da hibridização e da heterogeneidade.pt_BR
dc.title.enExperience and performance in Al Berto's writing: a reading of Lunário (1988) through autofictionpt_BR
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