Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28320
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Autobiografia e metaliteratura em Enrique Vila-Matas |
Título em inglês: | Autobiography and metaliterature in Enrique Vila-Matas |
Autor(es): | Amaral, Pauliane |
Palavras-chave: | Autoficção;Metaficção autobiográfica;Romance autobiográfico;Autobiographical novel |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrelaces |
Citação: | AMARAL, Pauliane. Autobiografia e metaliteratura em Enrique Vila-Matas. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 9, p. 104-117, jan./jun. 2017. |
Resumo: | Construindo narrativas que conduzem o leitor em uma vertiginosa rede de citações, o escritor espanhol Enrique Vila-Matas fez de sua prosa um tributo à literatura. Mostramos nesse artigo como o aspecto autobiográfico na obra do autor espanhol se alimenta de um cânone particular, de uma metaliteratura. Para isso, analisamos o romance autobiográfico Paris não tem fim (2003), em que o protagonista é – assim como Vila-Matas – um escritor catalão reconhecido que se prepara para uma conferência enquanto relembra os anos que passou em Paris na década de 1970. A essa história principal serão somadas inúmeras evocações à personalidade do escritor norte-americano Ernest Hemingway e à narrativa de seu romance autobiográfico Paris é uma festa (1964). Vila-Matas revisitará o romance de Hemingway para subvertê-lo e confundir a história do autor norte americano com a história de seu alter ego. Assim, a intrincada estrutura de Paris não tem fim nos leva a uma série de reflexões sobre o autobiográfico e temas congêneres, como o novo romance histórico, a metaficção historiográfica e a autoficção, nomenclaturas contemporâneas que tentam dar conta das relações entre vida e ficção. |
Abstract: | By creating narratives that takes the reader through a dizzying network of references, the Spanish writer Enrique Vila-Matas transformed his prose in a tribute to literature. In this paper we aim at showing how a particular canon feeds the Vila-Matas’ autobiographical work, as a kind of metaliterature. For this purpose we will analyze the autobiographical novel Never Any End to Paris (2003), where the main character is – like Vila-Matas – a renowned Catalan writer who prepares for a conference, while remembering the years that he lived in Paris in the 1970s. In this book, there is a number references made to the American writer Ernest Hemingway and his own autobiographical novel A Moveable Feast (1964). Vila- Matas revisits Hemingway's novel to subvert it and confuse the story of the American author with that of his own alter ego. By doing so, the narrative of Never Any End to Paris leads us to a brief consideration on autobiographies and related themes, like New Historical Novels, Historiographic Metafiction and Autofiction, contemporary terminologies centered on the relationships between life and fiction. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28320 |
ISSN: | 1980-4571 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_pamaral.pdf | 391,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.