Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26870
Type: | Resumo |
Title: | Ferramentas da mídia social Facebook que potencializam a aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva do adolescente |
Authors: | Silva, Antonia Cinthya Gomes da Feitosa, Patrícia Solano Araújo, Thábyta Silva de Aragão, Joyce Mazza Nunes Carvalho, Queliane Gomes da Silva Vieira, Neiva Francenely Cunha |
Keywords: | Educação em saúde;Mídia social;Adolescente |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SILVA, A.C.C.; FEITOSA, P.S.; ARAUJO, T.B.; ARAGÃO, J.M.N.; CARVALHO, Q.G.S.; VIEIRA, N.F.C.; (2016) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O uso da mídia social Facebook como estratégia de educação em saúde com adolescentes constitui-se uma abordagem eficiente, pois esses jovens já dominam essa tecnologia. Assim, foi desenvolvida uma intervenção educativa, através do Facebook, utilizando suas ferramentas, para discutir com adolescentes escolares sobre saúde sexual e reprodutiva, com o objetivo de (re)significar seus saberes e práticas de forma compartilhada e averiguar as ferramentas dessa mídia social que melhor proporcionaram participação e interação. Estudo descritivo, desenvolvido de maio a agosto de 2015, com 135 adolescentes de uma escola pública e outra particular de Fortaleza-CE. Durante a intervenção educativa, utilizou-se as ferramentas do Facebook: bate-papo, fórum, postagem de vídeos e arquivos (cartilhas, folders, panfletos), enquetes e eventos para que os adolescentes compartilhassem experiências. Verificou-se que os fóruns de discussão foram ferramentas centrais na interação com os participantes, pois possibilitaram diálogo, compartilhamento de ideias, opiniões e experiências. Os vídeos educativos e arquivos também favoreceram a aprendizagem, pois despertaram a atenção dos adolescentes e forneceram informações sobre a temática. O bate-papo mostrou-se dispositivo bastante útil para divulgar as postagens e para esclarecer as dúvidas. As enquetes e eventos foram considerados limitados no processo de aprendizagem dado a pequena participação. O uso do Facebook como estratégia de educação em saúde possibilitou a construção compartilhada do conhecimento entre enfermeira e adolescentes por meio da interação, diálogo e troca de experiências, embasadas por documentos, vídeos e outras direções de interesse coletivo. Os aplicativos dessa mídia social auxiliaram e potencializam o trabalho educativo, funcionando como recursos didáticos que facilitaram o processo de ensino-aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva. |
Description: | SILVA, Antonia Cinthya Gomes da et al. Ferramentas da mídia social Facebook que potencializam a aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva do adolescente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35) |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26870 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_acgsilva.pdf | 50 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.