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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Antonia Cinthya Gomes da-
dc.contributor.authorFeitosa, Patrícia Solano-
dc.contributor.authorAraújo, Thábyta Silva de-
dc.contributor.authorAragão, Joyce Mazza Nunes-
dc.contributor.authorCarvalho, Queliane Gomes da Silva-
dc.contributor.authorVieira, Neiva Francenely Cunha-
dc.date.accessioned2017-10-26T12:31:47Z-
dc.date.available2017-10-26T12:31:47Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, A.C.C.; FEITOSA, P.S.; ARAUJO, T.B.; ARAGÃO, J.M.N.; CARVALHO, Q.G.S.; VIEIRA, N.F.C.; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26870-
dc.descriptionSILVA, Antonia Cinthya Gomes da et al. Ferramentas da mídia social Facebook que potencializam a aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva do adolescente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleFerramentas da mídia social Facebook que potencializam a aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva do adolescentept_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO uso da mídia social Facebook como estratégia de educação em saúde com adolescentes constitui-se uma abordagem eficiente, pois esses jovens já dominam essa tecnologia. Assim, foi desenvolvida uma intervenção educativa, através do Facebook, utilizando suas ferramentas, para discutir com adolescentes escolares sobre saúde sexual e reprodutiva, com o objetivo de (re)significar seus saberes e práticas de forma compartilhada e averiguar as ferramentas dessa mídia social que melhor proporcionaram participação e interação. Estudo descritivo, desenvolvido de maio a agosto de 2015, com 135 adolescentes de uma escola pública e outra particular de Fortaleza-CE. Durante a intervenção educativa, utilizou-se as ferramentas do Facebook: bate-papo, fórum, postagem de vídeos e arquivos (cartilhas, folders, panfletos), enquetes e eventos para que os adolescentes compartilhassem experiências. Verificou-se que os fóruns de discussão foram ferramentas centrais na interação com os participantes, pois possibilitaram diálogo, compartilhamento de ideias, opiniões e experiências. Os vídeos educativos e arquivos também favoreceram a aprendizagem, pois despertaram a atenção dos adolescentes e forneceram informações sobre a temática. O bate-papo mostrou-se dispositivo bastante útil para divulgar as postagens e para esclarecer as dúvidas. As enquetes e eventos foram considerados limitados no processo de aprendizagem dado a pequena participação. O uso do Facebook como estratégia de educação em saúde possibilitou a construção compartilhada do conhecimento entre enfermeira e adolescentes por meio da interação, diálogo e troca de experiências, embasadas por documentos, vídeos e outras direções de interesse coletivo. Os aplicativos dessa mídia social auxiliaram e potencializam o trabalho educativo, funcionando como recursos didáticos que facilitaram o processo de ensino-aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva.pt_BR
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