Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26870
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Antonia Cinthya Gomes da | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Patrícia Solano | - |
dc.contributor.author | Araújo, Thábyta Silva de | - |
dc.contributor.author | Aragão, Joyce Mazza Nunes | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Queliane Gomes da Silva | - |
dc.contributor.author | Vieira, Neiva Francenely Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-26T12:31:47Z | - |
dc.date.available | 2017-10-26T12:31:47Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A.C.C.; FEITOSA, P.S.; ARAUJO, T.B.; ARAGÃO, J.M.N.; CARVALHO, Q.G.S.; VIEIRA, N.F.C.; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26870 | - |
dc.description | SILVA, Antonia Cinthya Gomes da et al. Ferramentas da mídia social Facebook que potencializam a aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva do adolescente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Mídia social | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.title | Ferramentas da mídia social Facebook que potencializam a aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva do adolescente | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O uso da mídia social Facebook como estratégia de educação em saúde com adolescentes constitui-se uma abordagem eficiente, pois esses jovens já dominam essa tecnologia. Assim, foi desenvolvida uma intervenção educativa, através do Facebook, utilizando suas ferramentas, para discutir com adolescentes escolares sobre saúde sexual e reprodutiva, com o objetivo de (re)significar seus saberes e práticas de forma compartilhada e averiguar as ferramentas dessa mídia social que melhor proporcionaram participação e interação. Estudo descritivo, desenvolvido de maio a agosto de 2015, com 135 adolescentes de uma escola pública e outra particular de Fortaleza-CE. Durante a intervenção educativa, utilizou-se as ferramentas do Facebook: bate-papo, fórum, postagem de vídeos e arquivos (cartilhas, folders, panfletos), enquetes e eventos para que os adolescentes compartilhassem experiências. Verificou-se que os fóruns de discussão foram ferramentas centrais na interação com os participantes, pois possibilitaram diálogo, compartilhamento de ideias, opiniões e experiências. Os vídeos educativos e arquivos também favoreceram a aprendizagem, pois despertaram a atenção dos adolescentes e forneceram informações sobre a temática. O bate-papo mostrou-se dispositivo bastante útil para divulgar as postagens e para esclarecer as dúvidas. As enquetes e eventos foram considerados limitados no processo de aprendizagem dado a pequena participação. O uso do Facebook como estratégia de educação em saúde possibilitou a construção compartilhada do conhecimento entre enfermeira e adolescentes por meio da interação, diálogo e troca de experiências, embasadas por documentos, vídeos e outras direções de interesse coletivo. Os aplicativos dessa mídia social auxiliaram e potencializam o trabalho educativo, funcionando como recursos didáticos que facilitaram o processo de ensino-aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_acgsilva.pdf | 50 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.