Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26759
Tipo: | Resumo |
Título : | O desafio de lecionar a disciplina de filosofia a partir da pedagogia kantiana |
Autor : | Carvalho, Alanny Nayra Alexandre Amora, Kleber Carneiro |
Palabras clave : | Processo;Educação;Homem |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | CARVALHO, Alanny Nayra Alexandre; AMORA, Kleber Carneiro. O desafio de lecionar a disciplina de filosofia a partir da pedagogia kantiana. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8). |
Resumen en portugués brasileño: | Essa pesquisa tem por objetivo demonstrar como é desafiador o ato de ensinar a disciplina de Filosofia. A mesma abordará algumas questões que envolvem esse tema, como por exemplo, demonstrar de maneira direta o contexto atual sobre a situação em que o professor de Filosofia se encontra; analisando os desafios propostos pela disciplina e as possíveis superações que podem ser alcançadas por esse educador, para melhoria da mesma; tudo isso considerando ás possibilidades oferecidas a esse ‘‘Mediador do Conhecimento”, se podemos chamar assim, o professor de Filosofia. Todo esse contexto será feito a partir de uma perspectiva do pensamento filosófico de Immanuel Kant (1724-1804), no qual defende fielmente que “O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação”. (Sobre a Pedagogia, 2004). O método de exposição será essencialmente no sentido de buscar entender a pedagogia kantiana a partir de uma leitura atenta da obra Sobre a Pedagogia, priorizando a importância da educação durante esse processo de formação do homem. Com a presente pesquisa, chegamos à conclusão que a pedagogia kantiana é consolidada na perspectiva de que o mais importante é que o homem seja formado para o progresso da humanidade, onde o mesmo possa aperfeiçoar sua natureza humana se utilizando de meios oferecidos pelo processo educacional. Para Kant o processo de educação é imprescindível para a formação humana, esse processo deve ultrapassar a educação formal (intelectual), alcançando assim, toda a educação do homem, desde o seu nascimento, convívio familiar e social até chegar à moralidade; tornando-se fim em si mesmo. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26759 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_analexandre.pdf | 48,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.