Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26754
Type: | Resumo |
Title: | Uso de docência integrada às tecnologias da informação e comunicação na disciplina de desenho para engenharia |
Authors: | Garcia, Pedro Henrique Nogueira Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda Alencar, Cely Martins Santos de Brito Filho, Francisco Nilso de |
Keywords: | Ensino;Aprendizagem;Desenho para Engenharia |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | GARCIA, Pedro Henrique Nogueira et al. Uso de docência integrada às tecnologias da informação e comunicação na disciplina de desenho para engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As Instituições de Ensino Superior estão sendo desafiadas a formar bons profissionais com uma visão de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Por conta disso, torna-se fundamental e intensa a construção de conhecimentos apoiados nas tecnologias da informação, ‘Internet das Coisas’ (IOT), Redes Sociais e Ensino à Distância (EAd). A docência na Educação Superior é um empreendimento que articula estas possibilidades diferentes e exige formação pedagógica diferenciada e atualizada com estas tecnologias. O objetivo fundamental deste trabalho é a análise da evolução do processo de ensino-aprendizagem, com a integração das produções digitais da Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (DTIC), na disciplina Desenho Para Engenharia (DPE) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. A metodologia aplicada, considerou novos processos aceleradores na criação de modelos tridimensionais pelos alunos e tornou o professor um motivador e orientador da disciplina em que conduziu os alunos na criação de Vídeos por meio de postagem dos mesmos em ambientes virtuais, como Canal do Youtube, Facebook e AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Após esta etapa, realizou-se a criação de um questionário online que subsidiou a realização de uma pesquisa de opinião aplicada aos alunos de DPE, sobre todo este processo. Por fim, foi realizada a compilação dos dados e uma análise dos resultados obtidos com a proposição de alternativas de ajustes às sugestões coletadas a serem implementadas na disciplina em 2017. Espera-se que este estudo colabore p]ara uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem da disciplina DPE e incentive mais o uso de DTIC’s na UFC para disciplinas de engenharia, missão do DIATEC, Departamento de Integração Acadêmica e tecnológica do CT, onde DPE está vinculada e passa por processo de atualização de seu conteúdo a serem apresentados com esta experiência aos Núcleos Docentes Estruturantes, NDEs, dos cursos de engenharia do CT. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26754 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_phngarcia.pdf | 50,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.