Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGarcia, Pedro Henrique Nogueira-
dc.contributor.authorCavalcante, Antonio Paulo de Hollanda-
dc.contributor.authorAlencar, Cely Martins Santos de-
dc.contributor.authorBrito Filho, Francisco Nilso dept_BR
dc.date.accessioned2017-10-23T17:32:23Z-
dc.date.available2017-10-23T17:32:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGARCIA, Pedro Henrique Nogueira et al. Uso de docência integrada às tecnologias da informação e comunicação na disciplina de desenho para engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26754-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenho para Engenhariapt_BR
dc.titleUso de docência integrada às tecnologias da informação e comunicação na disciplina de desenho para engenhariapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs Instituições de Ensino Superior estão sendo desafiadas a formar bons profissionais com uma visão de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Por conta disso, torna-se fundamental e intensa a construção de conhecimentos apoiados nas tecnologias da informação, ‘Internet das Coisas’ (IOT), Redes Sociais e Ensino à Distância (EAd). A docência na Educação Superior é um empreendimento que articula estas possibilidades diferentes e exige formação pedagógica diferenciada e atualizada com estas tecnologias. O objetivo fundamental deste trabalho é a análise da evolução do processo de ensino-aprendizagem, com a integração das produções digitais da Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (DTIC), na disciplina Desenho Para Engenharia (DPE) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. A metodologia aplicada, considerou novos processos aceleradores na criação de modelos tridimensionais pelos alunos e tornou o professor um motivador e orientador da disciplina em que conduziu os alunos na criação de Vídeos por meio de postagem dos mesmos em ambientes virtuais, como Canal do Youtube, Facebook e AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Após esta etapa, realizou-se a criação de um questionário online que subsidiou a realização de uma pesquisa de opinião aplicada aos alunos de DPE, sobre todo este processo. Por fim, foi realizada a compilação dos dados e uma análise dos resultados obtidos com a proposição de alternativas de ajustes às sugestões coletadas a serem implementadas na disciplina em 2017. Espera-se que este estudo colabore p]ara uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem da disciplina DPE e incentive mais o uso de DTIC’s na UFC para disciplinas de engenharia, missão do DIATEC, Departamento de Integração Acadêmica e tecnológica do CT, onde DPE está vinculada e passa por processo de atualização de seu conteúdo a serem apresentados com esta experiência aos Núcleos Docentes Estruturantes, NDEs, dos cursos de engenharia do CT.pt_BR
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_phngarcia.pdf50,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.