Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26754
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Garcia, Pedro Henrique Nogueira | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda | - |
dc.contributor.author | Alencar, Cely Martins Santos de | - |
dc.contributor.author | Brito Filho, Francisco Nilso de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T17:32:23Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T17:32:23Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Pedro Henrique Nogueira et al. Uso de docência integrada às tecnologias da informação e comunicação na disciplina de desenho para engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26754 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Desenho para Engenharia | pt_BR |
dc.title | Uso de docência integrada às tecnologias da informação e comunicação na disciplina de desenho para engenharia | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As Instituições de Ensino Superior estão sendo desafiadas a formar bons profissionais com uma visão de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Por conta disso, torna-se fundamental e intensa a construção de conhecimentos apoiados nas tecnologias da informação, ‘Internet das Coisas’ (IOT), Redes Sociais e Ensino à Distância (EAd). A docência na Educação Superior é um empreendimento que articula estas possibilidades diferentes e exige formação pedagógica diferenciada e atualizada com estas tecnologias. O objetivo fundamental deste trabalho é a análise da evolução do processo de ensino-aprendizagem, com a integração das produções digitais da Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (DTIC), na disciplina Desenho Para Engenharia (DPE) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. A metodologia aplicada, considerou novos processos aceleradores na criação de modelos tridimensionais pelos alunos e tornou o professor um motivador e orientador da disciplina em que conduziu os alunos na criação de Vídeos por meio de postagem dos mesmos em ambientes virtuais, como Canal do Youtube, Facebook e AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Após esta etapa, realizou-se a criação de um questionário online que subsidiou a realização de uma pesquisa de opinião aplicada aos alunos de DPE, sobre todo este processo. Por fim, foi realizada a compilação dos dados e uma análise dos resultados obtidos com a proposição de alternativas de ajustes às sugestões coletadas a serem implementadas na disciplina em 2017. Espera-se que este estudo colabore p]ara uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem da disciplina DPE e incentive mais o uso de DTIC’s na UFC para disciplinas de engenharia, missão do DIATEC, Departamento de Integração Acadêmica e tecnológica do CT, onde DPE está vinculada e passa por processo de atualização de seu conteúdo a serem apresentados com esta experiência aos Núcleos Docentes Estruturantes, NDEs, dos cursos de engenharia do CT. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_phngarcia.pdf | 50,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.