Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26583
Type: | Resumo |
Title: | O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. |
Authors: | Soares, Deyse Mara Romualdo Caldas, Jane Eyre Martins Silva, Mirella Mota Cavalcante Carvalho, Beatriz Bezerra Barros, Gracy Kelly Amaral Lima, Luciana |
Keywords: | Tecnologia Digital;Língua Portuguesa;Docência |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SOARES, Deyse Mara Romualdo et al. O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência sobre a integração entre Docência e Tecnologias Digitais em conteúdos de Língua Portuguesa obtida no Curso de Extensão Tecnodocência, no período de 2016.1. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) podem servir como um instrumento no processo de aprendizagem, não como substitutivo do professor, sobre as competências profissionais para ensinar com metodologias inovadoras. A experiência a ser descrita surgiu com base em uma aula ministrada no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE/UFC, para os alunos do Curso de Extensão da UFC, no dia 15 de junho. Foi escolhida uma questão do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2012 da área de Linguagens e Códigos, mais precisamente de Língua Portuguesa, tendo como conteúdo Orações Subordinadas Adverbiais. As TDICs utilizadas como ferramentas foram: projetor e ultrabook, dispondo de slides como recurso visual. De início, foram abordados alguns conceitos imprescindíveis para tornar o conteúdo, a ser apresentado, mais compreensível. Em seguida, com o auxílio dos equipamentos e dos slides, foi dada continuidade ao tema, utilizando imagens de tirinhas para melhor visualização e compreensão do assunto abordado. Não houve muita participação por parte dos alunos, talvez, devido ao conteúdo ser amplo e/ou repleto de regras sintáticas e semânticas. Apesar disso, o uso das imagens de tirinhas, nos slides, em cada assunto abordado proporcionou um contexto para cada exemplo e facilitou a melhor compreensão semântica. Trabalhos sobre o uso das TDICs direcionado ao ensino de conteúdos de Língua Portuguesa são escassos, além dos seus métodos de utilização desses recursos como softwares e aplicativos da área. Ainda assim, torna-se relevante o uso de imagens, ou vídeos, para o aluno ter uma melhor visualização e compreensão a respeito do que estão estudando. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26583 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dmrsoares.pdf | 50,16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.