Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Deyse Mara Romualdo-
dc.contributor.authorCaldas, Jane Eyre Martins-
dc.contributor.authorSilva, Mirella Mota Cavalcante-
dc.contributor.authorCarvalho, Beatriz Bezerra-
dc.contributor.authorBarros, Gracy Kelly Amaral-
dc.contributor.authorLima, Luciana-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:00:31Z-
dc.date.available2017-10-11T17:00:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOARES, Deyse Mara Romualdo et al. O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26583-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleO uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência sobre a integração entre Docência e Tecnologias Digitais em conteúdos de Língua Portuguesa obtida no Curso de Extensão Tecnodocência, no período de 2016.1. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) podem servir como um instrumento no processo de aprendizagem, não como substitutivo do professor, sobre as competências profissionais para ensinar com metodologias inovadoras. A experiência a ser descrita surgiu com base em uma aula ministrada no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE/UFC, para os alunos do Curso de Extensão da UFC, no dia 15 de junho. Foi escolhida uma questão do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2012 da área de Linguagens e Códigos, mais precisamente de Língua Portuguesa, tendo como conteúdo Orações Subordinadas Adverbiais. As TDICs utilizadas como ferramentas foram: projetor e ultrabook, dispondo de slides como recurso visual. De início, foram abordados alguns conceitos imprescindíveis para tornar o conteúdo, a ser apresentado, mais compreensível. Em seguida, com o auxílio dos equipamentos e dos slides, foi dada continuidade ao tema, utilizando imagens de tirinhas para melhor visualização e compreensão do assunto abordado. Não houve muita participação por parte dos alunos, talvez, devido ao conteúdo ser amplo e/ou repleto de regras sintáticas e semânticas. Apesar disso, o uso das imagens de tirinhas, nos slides, em cada assunto abordado proporcionou um contexto para cada exemplo e facilitou a melhor compreensão semântica. Trabalhos sobre o uso das TDICs direcionado ao ensino de conteúdos de Língua Portuguesa são escassos, além dos seus métodos de utilização desses recursos como softwares e aplicativos da área. Ainda assim, torna-se relevante o uso de imagens, ou vídeos, para o aluno ter uma melhor visualização e compreensão a respeito do que estão estudando.pt_BR
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dmrsoares.pdf50,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.